Ontem fui à cidade de Parnamirim conversar com o presidente da Câmara, Woney França. Sem papas na língua e sem titubear, o presidente deixou claro que, de fato, é candidato a prefeito da cidade Trampolim da Vitória. Woney é liderado pelo prefeito Taveira, que tem no seu grupo cinco pré-candidatos viáveis para a sucessão. Há quem diga que Taveira já havia escolhido o seu sucessor e que não seria Woney, que acelerou a jogada e tomou a posição de lançar-se pré-candidato.
Woney tem oito vereadores apoiando seu projeto de candidatura a prefeito, todos da base de apoio do prefeito Taveira. Se Wolney for preterido por Taveira, pode causar uma séria dor de cabeça para o prefeito.
Wolney mostrou-se muito bem articulado, desde quando conseguiu uma chapa de consenso para assumir a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam). Perguntado pela coluna se seguirá candidato com ou sem o apoio de Taveira, o prefeitável deixou muito claro que será candidato em qualquer hipótese. Trabalha para ser o candidato do prefeito Taveira, mas que não esperará por isso para colocar o seu bloco na rua. Instado pela coluna se toparia ser vice de um indicado do prefeito Taveira, Wolney disse que não. É pré candidato a prefeito. “Vice, ex e sub não mandam em nada”, falou com muito bom humor.
Mudança na ALRN?
Hoje, quinta-feira 9, o TRE-RN retoma o julgamento do mandado de segurança em que o então candidato Anax Vale (União Brasil) pede que sejam validados os 16,8 mil votos obtidos por ele para deputado estadual nas eleições em 2022. Será reiniciado com o voto do desembargador Expedito Ferreira, que tinha pedido vista. O placar está em 1 a 0 contra o pedido do médico Anax Vale. Se Anax vencer no TRE, teremos mudança na composição da Assembleia Legislativa do RN. Entrará o primeiro suplente do União, o atualmente vereador Robson Carvalho, e sairá o deputado Ubaldo Fernandes, do PSDB.
Alta
O queridíssimo ex-deputado estadual Cláudio Porpino, que estava internado havia meses no Hospital São Lucas, em Natal, recebeu alta ontem, quarta-feira 8. Cláudio enfrentou sérios problemas renais, passou por cirurgias e depois outras complicações de saúde. Nas suas redes socias, agradeceu a Santa Rita de Cássia, à mãe Célia, ao irmão Gustavo e a todos os profissionais de saúde do Hospital São Lucas.
Pauta
O projeto que propõe manter em 20% a alíquota do ICMS no Rio Grande do Norte dominou o debate no horário dos líderes, durante a sessão plenária desta quarta-feira 8 na Assembleia Legislativa do Estado. Os parlamentares repercutiram a reunião conjunta da Comissão de Constituição e Justiça e a de Fiscalização e Finanças, realizada na ultima terça-feira 7, quando o tema reuniu representantes do Executivo, de entidades do setor produtivo e das prefeituras.
Oposição
“O Governo devia ter palavra, respeitar o que escreveu com esta Casa. Votamos projeto do governo, o que aumenta de 18% para 20% (temporariamente)”, disse o deputado estadual José Dias (PSDB), sustentando que, caso o projeto seja aprovado, será sim um aumento de imposto para o próximo ano. Hoje, a lei prevê que a alíquota voltaria para 18% a partir de janeiro.
Polêmicas
O cantor Caetano Veloso comentou uma das questões do Enem que cita duas músicas dele. Para Caetano, a pergunta tem “duas respostas certas”. Já o setor do agronegócio aponta pelo menos três questões com viés ideológico sobre tema.
Jornalismo
Ao 9° Prêmio de Jornalismo do Ministério Público, concorrem 35 trabalhos. A premiação será dia 14 de dezembro, em Natal. Parabenizar o MPRN pela iniciativa, que valoriza o bom jornalismo no nosso estado.