BUSCAR
BUSCAR
Política

Wolney França assume pré-candidatura a prefeito de Parnamirim e vai buscar apoio de Taveira

Vereador afirmou que ainda não havia anunciado oficialmente sua pré-candidatura por entender que o debate em torno do assunto havia sido antecipado
Redação
09/11/2023 | 04:50

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim e da Federação das Câmaras Municipais (Fecam-RN), vereador Wolney França, admitiu pela primeira vez que é pré-candidato a prefeito do município. Ele afirma que buscará o apoio do prefeito Rosano Taveira (Republicanos), que ainda não revelou quem será seu sucessor na disputa pela administração da cidade no ano que vem.

Em entrevista no último sábado 4 ao programa Voz da Liberdade, apresentado pelos jornalistas Gilson Moura e Rannier Lira na 87 FM, o vereador afirmou que ainda não havia anunciado oficialmente sua pré-candidatura por entender que o debate em torno do assunto havia sido muito antecipado.

Pré-candidato a prefeito, Wolney França estava com 8% das intenções de voto na última pesquisa EXATUS/AGORA RN - Foto: José Aldenir / Agora RN
Pré-candidato a prefeito, Wolney França estava com 8% das intenções de voto na última pesquisa EXATUS/AGORA RN - Foto: José Aldenir / Agora RN

“Em atenção aos amigos, em atenção aos vereadores que já me pediram muito isso, sou sim pré-candidato a prefeito de Parnamirim em 2024. Me sinto preparado e sem dúvida nenhuma me sinto testado”, disse o vereador.

O parlamentar, que deverá ingressar no PSDB do deputado estadual Ezequiel Ferreira, afirma que buscará o apoio do prefeito Taveira, que não poderá disputar a reeleição e ainda analisa alguns nomes que poderão contar com seu apoio no pleito municipal do ano que vem.

“Quando eu lanço uma pré-candidatura, eu lanço com o grupo político que me apoia, eu lanço com um partido político, eu lanço já com propostas. Eu não penso em caminhar como pré-candidato sem ter o apoio do meu amigo, o prefeito Taveira”, acrescentou França.

O vereador ressaltou ainda sua “lealdade” ao prefeito de Parnamirim, reafirmando a confiança de que eles caminharão no mesmo palanque no ano que vem. Os dois trabalham juntos desde 2009, quando Wolney começou a atuar como assessor jurídico no gabinete do então presidente da Câmara de Parnamirim, Rosano Taveira. “Eu quero chegar a ser prefeito de Parnamirim com o apoio do prefeito”, reforçou.

Após o anúncio oficial, Wolney afirma que irá procurar as lideranças políticas e a população para apresentar suas ideias e ouvir opiniões acerca do que poderá ser feito em termos administrativos no município.

Pesquisa

Atualmente, quem lidera as pesquisas eleitorais em Parnamirim é a ex-vereadora Professora Nilda, que faz oposição a Taveira. Conforme sondagem do Instituto Exatus divulgada em julho pelo AGORA RN, Nilda tem 27,94% da preferência do eleitorado. Logo atrás, aparecem a atual vice-prefeita Kátia Pires (15,15%) e o apresentador e ex-vereador de Natal Salatiel de Souza (11,01%).

Os números são referentes à pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com nomes de possíveis candidatos e é solicitado que ele escolha uma opção.

Wolney França aparece logo em seguida, com 8,56%, à frente do vereador Gabriel César, que soma 7,9%. O vereador Irani Guedes é o 6º colocado, com 4,52%. O ex-deputado estadual Marciano Júnior tem 1,98% e o vereador Vavá Azevedo (PP) soma 1,69%.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rogério Santiago (PL), o secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, e o ex-vereador Manuel Diniz têm menos de 1%, cada.

Ainda segundo a pesquisa, 9,03% pretendem votar em branco ou nulo ou não têm interesse por nenhum dos pré-candidatos. Já 10,16% não sabem ou não quiseram responder.

América enfrenta Corinthians em SP em busca de avançar na Copa do Brasil
Time potiguar venceu dois dos últimos três compromissos e aparece no 2º lugar do Brasileirão Série D
22/05/2024 às 08:48
Investimentos em infraestrutura e pessoal reduzem criminalidade no RN
Graças a esse esforço, o Rio Grande do Norte é hoje o segundo estado do Nordeste na proporção de policiais para cada 1.000 habitantes e o oitavo no ranking nacional
22/05/2024 às 08:39
Pacientes de Natal estão há quatro meses sem receber insulina: “Descaso”
Secretaria Municipal de Saúde informou ao AGORA RN que abriu um processo emergencial para aquisição da insulina
22/05/2024 às 08:20
Saúde anuncia abertura de novos leitos na Grande Natal
Sesap convocou mais 81 profissionais para atuarem nos 48 novos leitos que serão abertos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Geral João Machado, em Natal
22/05/2024 às 08:16
TSE rejeita cassação de Moro por unanimidade
PL e PT acionaram a Justiça alegando abuso de poder econômico
22/05/2024 às 08:07
Taveira demite indicados de Kátia e Carol Pires na Prefeitura de Parnamirim
Exoneração em massa ocorre no momento em que Kátia mantém sua pré-candidatura a prefeita, apesar de Taveira apoiar Salatiel de Souza
22/05/2024 às 08:00
“Bizarrices técnicas” são usadas como argumentos para impugnar pesquisas, afirma sociólogo do RN
Daniel Menezes lembra que contestações deste tipo são motivadas por má-fé e constituem crime eleitoral, conforme nova Resolução do TSE
22/05/2024 às 07:53
Prefeitura do Natal celebra 2 anos do programa Banco de Alimentos
Ação de segurança alimentar beneficia 6.000 pessoas por mês e já distribuiu mais de 90 toneladas de alimentos
22/05/2024 às 07:43
Congresso Sesc de Educação possibilita formação de qualidade para profissionais e estudantes
Com programação atual e diversificada e valores acessíveis, conferência acontece entre 3 e 4 de julho, em Natal
22/05/2024 às 07:40
Gonçalves bate o pé e não apoia Paulinho: “Defendo candidatura própria do PL”
Deputado federal do PL afirma que é contra o partido apoiar Paulinho, a quem vê como “deputado do centrão”
22/05/2024 às 07:32
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.