BUSCAR
BUSCAR
Análise
Vitória de Biden pode influenciar reforma ministerial no Brasil
Chancelaria brasileira adotou uma série de posições que contrariam a tradição do país em órgãos, por exemplo, na área de direitos humanos da ONU
CNN
05/11/2020 | 14:22

No quadro Conexão CNN desta quinta-feira 5, na CNN Rádio, Thais Arbex e Iuri Pitta analisam como uma eventual vitória de Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos pode influenciar uma reforma ministerial no Brasil, no começo de 2021.

“Aqui em Brasília tem se criado um consenso de que, inevitavelmente, essa nova presidência nos EUA tende a mexer no governo Bolsonaro”, afirmou Arbex.

“Pessoas no Congresso e no Judiciário avaliaram que o presidente tende a fazer uma reforma ministerial já no próximo ano, a partir de fevereiro – depois da eleição da nova direção do Congresso –, e uma nova presidência na Casa Branca pode fazer ele mudar, principalmente, o Itamaraty, que hoje está nas mãos do Ernesto Araújo”, completou.

Pitta destacou que, durante a gestão de Araújo, a chancelaria brasileira adotou uma série de posições que contrariam a tradição do país em órgãos, por exemplo, na área de direitos humanos da ONU.

“E tem toda a questão da política ambiental que se tornou uma plataforma do Partido Democrata bastante contrastante com o Partido Republicano nos EUA. Isso, certamente, mexe não só no Brasil, mas no mundo todo com a importância da economia sustentável.”

Os dois também comentaram sobre a posse de Kassio Nunes Marques no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira 5.

Marques tem 48 anos e é o primeiro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a Corte. Ele pode ficar 27 anos no STF, já que o limite de idade para o ocupar o cargo é de 75 anos.

“Ele chega com um pacote muito importante, porque vai integrar a segunda turma do STF, onde estão temas como a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e também um assunto que se tornou importante: a discussão sobre o foro privilegiado do senador Flávio Bolsonaro”, afirmou a jornalista

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.