BUSCAR
BUSCAR
Investimento

Virgínia Ferreira comemora PAC: “Novo patamar de desenvolvimento”

Programa de Aceleração do Crescimento trará desenvolvimento sustentável ao RN com investimentos de R$ 45,1 bilhões, segundo a secretária de Planejamento
Redação
19/08/2023 | 08:17

A secretária de Planejamento do Rio Grande do Norte, Virgínia Ferreira, comemorou os impactos do recém-lançado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) do Governo Federal. Com investimentos estimados em R$ 45,1 bilhões para o RN, o programa visa impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio de uma série de obras estratégicas.

Um dos destaques da nova fase do PAC é a conclusão da barragem de Oiticica, um empreendimento crucial para o abastecimento de água da região do interior do estado. Além disso, a duplicação da BR-304 e a construção de um novo hospital de traumas estão entre as prioridades do Governo do RN.

Virgínia Ferreira é secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Norte. Foto: José Aldenir / Agora RN
Virgínia Ferreira - Secretária de Planejamento do RN. Foto: José Aldenir/Agora RN

Ferreira destacou que o Estado está prestes a alcançar um importante marco no fornecimento de água potável, afirmando que “o RN está prestes a se tornar um estado com 100% de abastecimento de água garantido”.

“Foram dois meses de muito trabalho. A gente teve alguns trabalhos que estavam em andamento, principalmente na parte de recursos hídricos, que são obras de fundamental importância para o Rio Grande do Norte, que são a obra de Oiticica, que estava quase concluída, tem a do Ramal Apodi, que a gente vai concluir. Tem a adutora da região do Seridó, e tem o projeto que vai ser concluído, que pega a região de Nova Cruz e Tangará”, disse Ferreira ao Programa Balbúrdia, da Agência Saiba Mais, nesta sexta-feira 18.

Ela também enfatizou a inclusão de projetos que promovem o desenvolvimento sustentável, como o Porto-Indústria em Caiçara do Norte, que tem o potencial de impulsionar a produção de energia eólica offshore, fortalecendo a posição do estado nesse setor.

“O porto é a grande ‘sacada’ do Rio Grande do Norte, em termos de desenvolvimento sustentável. Porque você tem turismo de sol e mar. Hoje o sol está nos dando energia limpa, levando isso não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Aí você vai ter o Porto, que vai exportar essa energia. Vai ser o único porto do Brasil para exportação dessa energia”.

Outro projeto incluído como destaque no programa é do hospital metropolitano. Para a secretária, a nova unidade pode ajudar a desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, atualmente o único hospital especializado em traumas.

“A outra prioridade vai ser o Hospital de Traumas, que faz mais de 20 anos que você tem um Walfredo Gurgel que não comporta mais. É o único hospital que se tem para traumas. Então a gente vai ter um hospital com mais de 360 leitos. Então isso aí vai ser um hospital enorme ali na continuidade da Prudente de Morais, em Parnamirim. É um terreno já grande e do Estado, que a gente já está providenciando toda a titularidade”.

Virgínia Ferreira também abordou a priorização da retomada de obras paralisadas. Segundo ela, atualmente o estado tem aproximadamente 600 empreendimentos que precisam ser concluídos. A retomada de projetos como o túnel de drenagem de Natal e diversas obras de infraestrutura, educação e saúde terão a preferência do Governo. “Você tem obras de creches, escolas paralisadas. Então você vai ter essa retomada. Obras que se tornaram caras ao longo do período e foram incluídas no PAC”.

Uma das inovações do novo programa é a incorporação de Parcerias Público-Privadas (PPP), mesmo que a maior parte do financiamento seja do Governo Federal. “Quase todo recurso é federal. A novidade desse PAC é que só entrou quem tinha projeto. Então, é por isso que não vamos ter paralisação de obras. O que aconteceu com o PAC passado? É que muitas das obras incluídas não tinham projetos ou os projetos estavam com problemas”, explicou Ferreira.

Outro aspecto importante é a expansão da Infovia, uma rede de conectividade que visa fornecer acesso à internet em todo o estado. A terceira fase desse projeto será realizada em parceria público-privada, visando ampliar o acesso à conectividade em áreas remotas e rurais, contribuindo para a inclusão digital e o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Norte.