BUSCAR
BUSCAR
Impressionante
Vídeos mostram momento da queda de caixa d’água gigante; VEJA
Reservatório com 600 mil litros de água e capacidade para 1 milhão atingiu quatro casas e deixou uma pessoa ferida em estado grave
Metrópoles
09/07/2021 | 14:15

O desabamento da caixa d’água gigante em Senador Canedo (GO), na região metropolitana de Goiânia, na quinta-feira 8, que deixou um jovem de 18 anos gravemente ferido e atingiu quatro residências, pelo menos, foi registrado por imagens de câmeras de segurança.

Às 9h56, conforme o horário do vídeo, a câmera de uma residência próxima ao local, no bairro Parque Industrial, filmou a queda e a água se esparramando em direção aos imóveis próximos. Alguns moradores chegam a sair, assustados, com o barulho do desabamento.

É possível notar que a estrutura do reservatório, que tinha altura semelhante a de um prédio de 10 andares (cerca de 30 metros) e capacidade para 1 milhão de litros de água, rompe e cai em direção à casa que ficava na esquina. No momento da queda, a caixa estava com 600 mil litros de água.

A casa que ficava bem ao lado do reservatório foi praticamente “varrida” do local, levada pela força da água e atingida em cheio pela estrutura da tampa de ferro da caixa d’água. Era nela que estava o jovem Yuri Lourenço Guiliani, de 18 anos, que está internado em estado grave e respira com ajuda de aparelhos.

A mãe, Dalilia Louredo, estava no trabalho na hora do ocorrido e, instantes antes, o filho tinha levado o irmão menor de 3 anos para a escola. “Meu filho está nas mãos de Deus. Ele está intubado. Não sobrou nada [da casa], um tijolo, mas não quero minha casa. Só quero meu filho. Eu começo do zero, mas com meu filho comigo”, disse ele, em entrevista à TV Anhanguera, afiliada da Globo.

O rapaz ficou soterrado sob os escombros da casa e foi retirado do local, com ajuda de moradores e bombeiros. Em primeiro momento, foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Senador Canedo, mas, em seguida, em razão da gravidade do caso, foi transferido de helicóptero para o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol).

Motivos

O reservatório integra o serviço municipal de abastecimento, exercido pela Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc). Técnicos estiveram no local, na companhia do prefeito da cidade, Fernando Pellozo (PSD), para averiguar as razões da queda da caixa d’água. Moradores disseram ao Metrópoles que ela possui diferentes compartimentos e que na hora da queda ela estaria com água apenas na parte superior.

O presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, alegou que o reservatório, inaugurado em outubro de 2019, foi feito para trabalhar com água em qualquer um dos compartimentos e que não faria sentido a hipótese dela ter caído porque só havia água na parte alta.

Uma equipe da Polícia Técnico Científica (PTC) esteve no local e solicitou documentações do projeto e do manual de operações para investigar o caso. A caixa auxiliava no abastecimento de 18 bairros da cidade, com uma população estimada de 30 mil pessoas. O fornecimento foi comprometido por algumas horas, mas já foi restabelecido. Em nota, a Sanesc disse que está prestando assistência aos atingidos pelo desabamento.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.