BUSCAR
BUSCAR
Experiências
Viagens em memórias
Natalense Áurea Serafim, de 25 anos, já conheceu 16 estados brasileiros e outros quatro países. Entre fotos e lembranças, o próximo destino já está marcado para depois da pandemia
Nathallya Macedo
29/04/2020 | 09:00

Uma jovem que sempre quis conhecer o mundo: as diferentes pessoas, culturas e paisagens. E, nos últimos anos, foi isso que a natalense Áurea Serafim fez. Viajou, teve novas experiências e observou a realidade com outros olhos. Agora, durante o período de isolamento social, ela relembra os momentos distantes com carinho e já planeja qual será o seu próximo destino.

Em 2015, Áurea fez o primeiro mochilão pelo Nordeste. ”Fui de ônibus, parei em todas as capitais e acampei. Sempre foi minha prioridade conhecer a nossa região e os lugares que permitem ter contato com a natureza, com a praia…”. A partir daí, a jovem continuou guardando dinheiro dos estágios que fazia e conseguiu conhecer 16 estados brasileiros.

Já a hora de sair do Brasil chegou em 2018, quando a natalense fez um mochilão pela Bolívia, Chile, Argentina e Paraguai. “A América Latina é incrível! Acredito que esses países vizinhos guardam muito da nossa história. Na Bolívia, eu conheci o Salar de Uyuni, que é o maior e mais alto deserto de sal do mundo. Fui também para o Deserto de Atacama, no Chile, que é o deserto mais árido que temos”, contou.

A última viagem antes da pandemia do novo coronavírus foi para o Norte do país, em dezembro do ano passado. Áurea decidiu vivenciar o Pará e o Amazonas: “foi muito emocionante estar no meio do ambiente da floresta, dos rios, coisa que a gente sempre vê pela TV. Mas ter o contato próximo traz uma energia muito diferente”, disse.

Do Pará para o Amazonas, a viagem foi feita de barco. “Foram três dias pelo rio Amazonas, observando a vida ribeirinha. Vi tudo por outro ângulo, diferente do turístico. Eu convivi, ouvi e aprendi com as pessoas que moram lá. Cultura, clima e culinária diferentes: era essa a minha vontade”.

“Fiquei alguns dias em Iranduba, uma cidade muito carente no interior do Amazonas, trabalhando em uma ONG que atende idosos em situação de vulnerabilidade. Lá, auxiliei os cuidadores e conversei bastante com os idosos, que realmente precisavam de atenção. A sensação de colaborar de alguma forma é maravilhosa”, relatou.

Turismo local

No Rio Grande do Norte, a jovem já visitou vários lugares. “Amo a região da Serra, do Seridó. E gosto muito do Litoral Norte. Meu lugar favorito é a praia de Genipabu. Acho que o nosso estado tem um potencial enorme de turismo, que vai além das praias. Temos muitas trilhas e lugares para serem explorados no interior”, disse.

Depois da pandemia

Áurea precisou desmarcar uma viagem que aconteceria neste mês por causa da pandemia do novo coronavírus. Ela iria visitar Salvador, na Bahia, pela quinta vez. “Mas quando tudo isso passar, vou voltar lá. Também pretendo subir o Monte Roraima, na tríplice fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.