BUSCAR
BUSCAR
Política

Vereadores repudiam vandalismo e agressão em manifestação no Idema

Parlamentares veem uso “eleitoreiro” de engorda de Ponta Negra: “Uma atitude criminosa, delinquente, conduzida por Álvaro, Paulinho e apoiadores”
Redação
09/07/2024 | 10:48

“Chegou notícias de que serviços da prefeitura não funcionaram pela manhã com o objetivo de liberar terceirizados e cargos comissionados para a invasão”, denunciou o vereador de Natal, Daniel Valença (PT), ao comentar a manifestação que terminou em depredação do patrimônio público e agressões físicas a servidores do órgão, nesta segunda-feira 8. Para ele, os participantes dos atos de vandalismo ocorridos no protesto sobre obra de engorda de Ponta Negra devem ser identificados e punidos.

“Uma atitude criminosa, delinquente, conduzida pelo prefeito, pelo seu candidato Paulinho Freire e apoiadores. O dia de hoje, 8 de julho, foi o 8 de janeiro de Álvaro. E vale lembrar: a gestão não respondeu aos questionamentos do Idema por 322 dias, mobilizou uma draga (que dizem os jornais ter custos operacionais de R$ 500 mil por dia), e, hoje, comandou a invasão do Idema. Essa gente tem de ser responsabilizada por todas essas ações”, disse Valença.

Vereadores repudiam vandalismo e agressão em manifestação no Idema | Foto: Reprodução
Vereadores repudiam vandalismo e agressão em manifestação no Idema | Foto: Reprodução

Leia também: Anderson Lopes nega invasão ao Idema e diz que bolsista agredido “apanhou foi pouco”

A vereadora Brisa Bracchi (PT) destacou que a engorda de Ponta Negra “é uma obra necessária e importante para Natal e, por isso mesmo, precisa da devida instrução técnica. Não pode acontecer na base da chantagem e do vale tudo. Alertamos, desde o ano passado, que há lacunas ainda no processo: não estão completamente definidas as medidas de mitigação de impacto ambiental da obra e de proteção social aos trabalhadores da praia”.

Para a parlamentar, a obra tem sido usada de modo eleitoreiro. “Mais um exemplo da chantagem política usada como estratégia para esconder a própria incompetência e tentar transformar a engorda em uma disputa ideológica, quando deveria ser tratada com o rigor e critério técnico que merece. Não apresentou toda a documentação necessária para a liberação da obra e quer que o Idema deixe de cumprir seu papel para ceder à pressão política”.

Segundo o vereador Anderson Lopes (PSDB), a confusão ocorrida durante a manifestação poderia ter sido evitada se a direção do Idema tivesse recebido a comitiva que acompanhou o prefeito, composta por dois deputados estaduais – Adjuto Dias (MDB) e Luiz Eduardo (SDD); um deputado federal – o pré-candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil), vereadores governistas e o secretário da Semurb, Thiago Mesquita.

“Não teria acontecido nenhum tumulto caso o Idema tivesse recebido a comitiva que foi proposta a ser recebida. Mas, em momento algum, houve a esperança de se receber essa comitiva, foi quando começou um pequeno tumulto lá na frente e aí, eles decidiram receber a comitiva. A conversa foi muito boa, muito esperançosa para Natal e, acredito que, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Natal não vai perder essa grande obra”, afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lula prometeu cumprir arcabouço fiscal em conversa com ministros: “Não abro mão”
Segundo o ministro das Relações Institucionais, presidente disse que regra ajuda a ampliar investimentos no país e recuperar políticas sociais
12/07/2024 às 20:15
Investigados mentiram para proteger Bolsonaro em caso das joias, diz PF
Depoimentos trouxeram informações erradas sobre a localização, movimentação e destino dos itens desviados do acervo público
12/07/2024 às 18:26
STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin
Segundo a PF, agência foi usada para favorecer filhos de Bolsonaro
12/07/2024 às 15:22
George Soares toma posse como Conselheiro do TCE na próxima quarta-feira
Vaga pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa e estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa
12/07/2024 às 15:13
Salatiel de Souza e Homero Grec oficializam pré-candidaturas em Parnamirim
Evento da pré-chapa ocorrerá no Boungaville Recepções nesta segunda-feira 12
12/07/2024 às 11:55
Paulinho Freire tem condição de vitória e fará grande governo, afirma ACM Neto
Vice-presidente do União Brasil visitou RN ontem para lançamento de guia para ajudar na elaboração de planos de governo
12/07/2024 às 07:59
Câmara aprova PEC da Anistia, que reduz cota para negros nas eleições
Projeto tramitou por mais de um ano com pouquíssimo debate público e só teve oposição do PSOL e do Novo; texto segue agora para o Senado
11/07/2024 às 21:59
‘Intenção de rompimento democrático’, diz Randolfe sobre monitoramento ilegal da Abin
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), consta na lista de autoridades que foram monitoradas ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
11/07/2024 às 20:02
Câmara aprova destinação de 5% de emendas parlamentares a catástrofes
Nos dois turnos, proposta teve votos de apoiadores do governo e da oposição, além de encaminhamento favorável de todas as bancadas partidárias
11/07/2024 às 15:19
“Não vi como bronca”, diz Márcio Macêdo sobre cobrança de Lula
Presidente pediu ao ministro mais participação em reuniões
11/07/2024 às 11:51