BUSCAR
BUSCAR
Política

Vereadores criam frente parlamentar para discutir mudanças climáticas na Câmara de Natal

A Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas foi instalada por proposição da vereadora Brisa Bracchi (PT)
Redação
10/10/2025 | 13:51

Vereadores de Natal instalaram nesta quinta-feira a Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas. Uma frente parlamentar é a junção de vereadores de mais de um partido destinada a promover, em conjunto com órgãos públicos e representantes da sociedade civil, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas de relevância para o Município.

A Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas foi instalada por proposição da vereadora Brisa Bracchi (PT). Além dela, participaram da reunião de instalação os vereadores Daniel Valença (PT) e Pedro Henrique (PP) e a vereadora Thabatta Pimenta (Psol).

Capturar
Plenário da Câmara Municipal de Natal durante instalação de frente parlamentar - Foto: Elpídio Júnior / CMN

O grupo vai debater as constantes ocorrências de eventos climáticos extremos ao redor do mundo, como chuvas torrenciais, alagamentos, longos períodos de seca e aumento da temperatura média do planeta.

“O objetivo da frente é fortalecer e criar políticas públicas para lidar com a crise climática em Natal, que se manifesta em eventos climáticos extremos. A frente busca unir esforços da Câmara Municipal com a sociedade civil, incluindo universidades e ONGs. As reuniões serão a cada dois ou três meses, mas a atuação será principalmente fora da Câmara, com visitas a projetos locais e criação de uma ‘rota do clima’ para conhecer iniciativas de arborização, reciclagem e educação ambiental”, informou Brisa.

De acordo com o vereador Daniel Valença, as mudanças climáticas constituem um tema crucial e atual, porém, ignorado com frequência pelos governantes.

“Faltam políticas públicas efetivas para lidar com essa questão em nossa cidade. Por outro lado, sobram problemas, como os equívocos do Plano Diretor e na regulamentação de zonas de proteção ambiental, além do incentivo ao adensamento da orla, que pode agravar os impactos, como a recente erosão na Praia de Ponta Negra. Defendemos um desenvolvimento urbano sustentável, que beneficie toda a população, visando uma cidade preparada para os desafios climáticos”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS