BUSCAR
BUSCAR
Posicionamento

Robério questiona ato no Idema e critica Álvaro: “Por que prefeito não tratou em alto nível?”

Manifestação, que teve portões derrubados e agressões físicas, é alvo de discussão em sessão da Câmara Municipal nesta terça 9
Redação
09/07/2024 | 16:41

A oposição lamentou a confusão desta segunda-feira 8 na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema) e classificou o ato de “politiqueiro”. Para o vereador Robério Paulinho (Psol), é preciso fazer um debate de conteúdo com relação à engorda da praia de Ponta Negra.

“Toda Natal viu o pessoal tentando derrubar o portão, está errado. Por que o prefeito não tratou isso em alto nível e não solicitou uma reunião com a governadora? Esse é o método correto, não fazer um teatro na porta do Idema. Um prefeito se prestar a isso”, lamentou ele.

roberio
Robério Paulino falou sobre o ocorrido em sessão nesta terça. Foto: José Aldenir / Agora RN

Em seu pronunciamento, a vereadora Brisa Bracchi (PT) destacou que a engorda é uma obra necessária e importante para Natal, que precisa da devida instrução técnica. “Não pode acontecer na base da chantagem e do vale tudo. (A gestão) Não apresentou toda a documentação necessária para a liberação da obra e quer que o Idema deixe de cumprir seu papel para ceder à pressão política”.

Ela lamentou a confusão: “Um debate muito sério, deveria ser feito com muita responsabilidade, mas está se dando de forma baixa, politiqueira. A política é muito importante, mas ontem, foi muito triste e ruim. O debate não é mais se vai ou não vai ter, mas como vamos deixar a engorda acontecer em nossa cidade”.

Leia mais: Anderson Lopes nega invasão ao Idema e diz que bolsista agredido “apanhou foi pouco”

Anderson Lopes nega invasão: “Ato isolado”

O vereador Anderson Lopes (PSDB) negou que a confusão ocorrida na sede do Idema nesta segunda 8, tenha sido uma invasão. Durante pronunciamento na sessão desta terça-feira 9, ele criticou as falas do secretário-chefe da Casa Civil do RN, Raimundo Alves, que chamou os participantes do protesto de “delinquentes” durante coletiva e disse que os atos de vandalismo foram praticados por “duas ou três pessoas” que acompanhavam a comitiva do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

“Um ato isolado de duas ou três pessoas que estavam balançando o portão não pode desqualificar o que foi feito no município. Vejo a imprensa dizer que os vereadores invadiram o Idema. Mentira. O portão foi aberto para que o prefeito e a comitiva de vereadores entrassem para ter a conversa com o diretor. A população acompanhou e os seguranças não conseguiram conter”, disse Anderson, que completou: “Delinquente é seu governo, que está acabando com Natal”.

Estagiário do Idema “apanhou foi pouco”

O parlamentar destacou que o estagiário do Idema agredido por manifestantes durante a confusão, estava agredindo uma mulher. Por isso, ele recebeu uns empurrãozinhos. O próprio vídeo mostra. Ele apanhou foi pouco. Era para ter apanhado mais. Homem que bate em mulher é covarde, tem que apanhar mais. Ele apanhou foi pouco”.

A fala de Anderson foi confirmada pelo presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (PP), que afirmou ter visto o estagiário do Idema agredir integrantes da comitiva. “Eu vi todo o grupo que estava reivindicando com muito respeito. Dois cidadãos que empurraram o portão não representam quem estava ali na frente. Havia um funcionário do Idema desrespeitando todo mundo, tentou dar um chute no deputado Paulinho Freire, agrediu uma mulher, xingou as pessoas”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lula prometeu cumprir arcabouço fiscal em conversa com ministros: “Não abro mão”
Segundo o ministro das Relações Institucionais, presidente disse que regra ajuda a ampliar investimentos no país e recuperar políticas sociais
12/07/2024 às 20:15
Investigados mentiram para proteger Bolsonaro em caso das joias, diz PF
Depoimentos trouxeram informações erradas sobre a localização, movimentação e destino dos itens desviados do acervo público
12/07/2024 às 18:26
STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin
Segundo a PF, agência foi usada para favorecer filhos de Bolsonaro
12/07/2024 às 15:22
George Soares toma posse como Conselheiro do TCE na próxima quarta-feira
Vaga pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa e estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa
12/07/2024 às 15:13
Salatiel de Souza e Homero Grec oficializam pré-candidaturas em Parnamirim
Evento da pré-chapa ocorrerá no Boungaville Recepções nesta segunda-feira 12
12/07/2024 às 11:55
Paulinho Freire tem condição de vitória e fará grande governo, afirma ACM Neto
Vice-presidente do União Brasil visitou RN ontem para lançamento de guia para ajudar na elaboração de planos de governo
12/07/2024 às 07:59
Câmara aprova PEC da Anistia, que reduz cota para negros nas eleições
Projeto tramitou por mais de um ano com pouquíssimo debate público e só teve oposição do PSOL e do Novo; texto segue agora para o Senado
11/07/2024 às 21:59
‘Intenção de rompimento democrático’, diz Randolfe sobre monitoramento ilegal da Abin
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), consta na lista de autoridades que foram monitoradas ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
11/07/2024 às 20:02
Câmara aprova destinação de 5% de emendas parlamentares a catástrofes
Nos dois turnos, proposta teve votos de apoiadores do governo e da oposição, além de encaminhamento favorável de todas as bancadas partidárias
11/07/2024 às 15:19
“Não vi como bronca”, diz Márcio Macêdo sobre cobrança de Lula
Presidente pediu ao ministro mais participação em reuniões
11/07/2024 às 11:51