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Durante pandemia
Veja dicas para driblar ansiedade e prevenir a insônia
Isolamento social nos tempos de pandemia aumentou casos de ansiedade entre as pessoas e, além disso, contribui para que uma grande parcela da população sofra com insônia
Redação
15/05/2020 | 05:00

O isolamento social se tornou uma prova de fogo para muitas pessoas no tocante a lidar com uma série de questões, principalmente a distância dos entes queridos e as incertezas quanto ao futuro. Segundo especialistas, a ansiedade nesses tempos de pandemia passou a ter uma grande parcela de contribuição no aumento dos casos de insônia.

A diminuição da exposição ao sol é um desses fatores, já que ela é uma das formas de sincronizar o ritmo biológico, fazendo com que o corpo saiba qual é a hora de estar acordado e qual é a hora de dormir. Assim, um dos jeitos de ajudar o corpo a combater a insônia pode ser abrir as janelas e cortinas durante o dia e se expor à luz solar pela manhã.

A quantidade de horas de sono indicada varia de acordo com a idade. Os adultos precisam de 7 a 9 horas de sono, enquanto crianças tem uma necessidade que varia de 13 a 15 horas. Um bebê precisa dormir em média de 14 a 18 horas, intercalando períodos de 3 a 4 horas, para o crescimento saudável e principalmente para ter um desenvolvimento neural adequado.

Uma prática que não deve ser deixada de lado são as atividades físicas. Ficar parado afeta a quantidade de energia que deveria ser gasta ao longo do dia, e ficamos menos cansados quando vamos dormir.

Outras orientações para ajudar a manter a insônia longe é comer em horários regulares, diminuir o ritmo de atividades ao cair da tarde, evitar o uso de tablets e celulares pelo menos duas horas antes de ir para a cama e fazer o possível para deitar e levantar sempre no mesmo horário.

Além disso, para ajudar a manter a insônia longe, a sugestão é comer em horários regulares, diminuir o ritmo de atividades ao cair da tarde, evitar o uso de tablets e celulares pelo menos duas horas antes de ir para a cama e fazer o possível para deitar e levantar sempre no mesmo horário. O ideal é fazer uma preparação antes de ir dormir.

Dicas para um sono tranquilo:

– Evitar o consumo de cafeína (café e chocolates, por exemplo) poucas horas antes de dormir
– Certificar-se que o ambiente para o sono esteja escuro e sem ruídos;
– Privilegiar um jantar leve, sem consumir alimentos gordurosos e pesados;
– Evite ficar na cama sem dormir;
– Ler um pouco antes de deitar;
– Não se alimentar próximo do horário de dormir;
– Ir para cama somente quanto estiver bastante sonolento.

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