BUSCAR
BUSCAR
Avanço
Varela Santiago realiza neurocirurgia inédita com o auxílio de alta tecnologia
Segundo o neurocirurgião Dr. Flavio Mazzucatto, esse tipo de procedimento é feito nos grandes centros de saúde, a exemplo dos maiores hospitais do mundo
Redação
22/01/2021 | 18:06

O Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, realizou, pela primeira vez, uma neurocirurgia utilizando dois equipamentos de alta tecnologia. Guiada por um neuronavegador e sob monitorização eletrofisiológica intraoperatória, com duração de 6h30, a cirurgia foi realizada em uma paciente de 6 anos, diagnosticada com um tumor em uma região motora do cérebro, onde se localizam todos os neurônios que vão originar o movimento.

Segundo o neurocirurgião Dr. Flavio Mazzucatto, esse tipo de procedimento é feito nos grandes centros de saúde, a exemplo dos maiores hospitais do mundo. “São instrumentos que o neurocirurgião dispõe para localização em tempo real do tumor e para avaliação da função motora dessas áreas”, explica.

Através da monitorização eletrofisiológica intraoperatória, foi possível reduzir os riscos de danos ao sistema nervoso, auxiliando o cirurgião na manipulação das estruturas neurais. Já o neuronavegador, similar a um GPS, permitiu a localização perfeita da lesão. “Se não tiver todos esses aparatos pode haver uma lesão definitiva, uma sequela”, acrescenta Dr. Flavio.

Além do neurocirurgião, participaram da cirurgia um eletrofisiologista, juntamente com a equipe de anestesia, centro cirúrgico, enfermagem e demais envolvidos. E como resultado do conhecimento técnico aliado aos avançados equipamentos utilizados, a cirurgia foi um sucesso e a paciente saiu sem nenhuma sequela.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.