BUSCAR
BUSCAR
Destaque
Vacinação: Natal entre as capitais que mais avançaram
Vacinação em Natal avança com rapidez, graças à grande estrutura montada pela Prefeitura. Além dos seis pontos de drive-thru da cidade, a população tem 35 unidades básicas de saúde para buscar o imunizante. “Natal vai vencer a covid-19”, ressalta o prefeito Álvaro Dias
Redação
23/06/2021 | 10:38

Natal está entre as capitais do Brasil que mais avança na vacinação contra a covid-19, em relação à faixa etária dos vacinados. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla, a capital potiguar ocupa a 5ª posição no Nordeste e a 8ª em nível nacional. Até esta terça-feira (22), Natal já tinha ultrapassado a marca de 435 mil vacinas aplicadas. Atualmente, a cidade vacina os que têm 47 anos ou mais, sem comorbidades.

Em nível regional, os natalenses estão à frente de Salvador, João Pessoa, Maceió e Teresina. Natal supera, em relação à idade dos vacinados, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A vacinação em Natal avança com rapidez, graças à grande estrutura montada pela Prefeitura. Além dos 6 pontos de drive-thru da cidade, a população tem 35 unidades básicas de saúde para buscar o imunizante. Para os profissionais da educação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) disponibiliza o Palácio dos Esportes e mais dois pontos exclusivos: o ginásio do colégio Expansivo, na Zona Norte (Rua Wiliam Marinho de Leiros, 50 – Pajuçara) e o ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim (R. Olinto Meira, 1076. Alecrim). Os locais funcionam diariamente das 08h às 16h, inclusive aos domingos.

“Natal vai vencer a covid-19. Estamos trabalhando com muito afinco e, à medida que as vacinas chegam, elas são aplicadas na população. Temos uma das melhores estruturas do país montadas para vacinar contra o coronavírus”, frisou o prefeito Álvaro Dias.

Com esse “esforço de guerra”, a capital potiguar tem condições de distribuir, rápida e eficientemente, todas as doses de vacina que recebe. Além disso, a partir da liberação do uso de 50% das vacinas fora das prioridades por comorbidades, a fila das idades avançou, levando à população ainda mais esperança na imunização completa da cidade em pouco tempo.

Natal vem se esforçando para manter o calendário de vacinação contra a covid-19, apesar da escassez de imunizantes. Nesta terça (22), 5 capitais suspenderam suas campanhas vacinais por conta do problema (Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa com a primeira dose, e São Paulo, a aplicação das duas doses).

Em doze dias, mais de 74 mil doses aplicadas

A vacinação realizada pela Prefeitura do Natal está em ritmo acelerado. Houve um avanço de 12 anos nas faixas etárias, em 11 dias. No período, foram aplicadas 74.600 doses, entre as faixas de idade de 59 e 47 anos. “A ideia da Prefeitura do Natal de reduzir as idades da campanha para o público em geral deu certo e estamos alcançando uma significativa parcela da população. Isto sem citar os grupos prioritários que também avançaram paralelamente. Estamos fazendo a nossa parte”, comemora o prefeito Álvaro Dias.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde confirmam a eficácia do avanço da imunização. Desde o dia 10, com a vacinação de 3.444 pessoas, até a última segunda-feira (21), com destaque para o último dia 15, quando 12.219 pessoas foram imunizadas, Natal contabiliza um significativo volume de doses aplicadas nesse intervalo de tempo.

Além deste público sem comorbidades, continua a vacinação dos grupos prioritários das pessoas a partir de 18 anos com comorbidades; trabalhadores industriais a partir dos 37 anos; grávidas e puérperas; os profissionais que atuam na educação do ensino fundamental I e II de escolas públicas e privadas de Natal, e demais grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal reforça ainda a importância da segunda dose do imunizante. “Pedimos à população que olhe seu cartão de vacina e veja a data aprazada para receber a segunda dose”, solicita George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

Além dos 6 pontos de drive-thru da cidade, a população tem 35 unidades básicas de saúde para buscar o imunizante. Para os profissionais da educação, a SMS Natal disponibiliza o Palácio dos Esportes e mais dois pontos exclusivos: o ginásio do colégio Expansivo, na Zona Norte (Rua Wiliam Marinho de Leiros, 50 – Pajuçara) e o ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim (R. Olinto Meira, 1076. Alecrim). Os locais funcionarão diariamente das 08h às 16h, inclusive aos domingos.

Mais informações sobre todos os públicos, locais de vacinação e documentação podem ser conferidas no vacina.natal.rn.gov.br .

Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias
Segundo mês da quadra chuvosa registra 70% da média esperada, com previsão de continuidade
16/04/2024 às 15:19
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.