BUSCAR
BUSCAR
Ação
Universidade realiza oficina online sobre reaproveitamento de alimentos; saiba como participar
Diariamente, 41 mil toneladas de alimentos vão parar no lixo no Brasil; a ideia é compartilhar dicas de reaproveitamento e receitas sem desperdício
Redação
22/10/2020 | 17:38

Com a alta nos preços dos alimentos no supermercado, o consumidor precisa cada vez mais buscar formas de aproveitar totalmente os insumos que tem na sua cozinha. Nesta sexta-feira 23, a Universidade Estácio de Sá realiza uma oficina online abordando o tema “Reaproveitamento de alimentos: receitas sem desperdícios”. A ação faz parte da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, com programação em todos os campi da instituição.

De acordo com dados do Programa Mundial de Alimentos (WFP) da ONU, cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil vão parar no lixo. Para a professora e nutricionista da Estácio Ponta Negra Thaís Araújo, reaproveitar esses insumos é fundamental.

“É necessário reaproveitar para evitar o desperdício que hoje tem dados alarmantes, enquanto muitas pessoas passam fome. Além disso, pelo ponto de vista nutricional, muitos nutrientes e fitoquímicos estão presentes nas partes que costumam ser descartadas: cascas de frutas, folhas de vegetais, que também tem alto teor de fibras”, informa a nutricionista.

A Embrapa registra que 41 mil toneladas de alimentos são perdidas diariamente no Brasil e esse desperdício ocorre desde a produção e colheita, passando pelo armazenamento até chegar à mesa dos brasileiros. Para evitar que isso ocorra durante o preparo dos alimentos, Thaís oferece algumas dicas.

“Podemos utilizar aquela banana muito madura que geralmente vai para o lixo. É só congelar e depois usar para adoçar sucos como o de cupuaçu, por exemplo, em vez de utilizar açúcar ou adoçantes artificiais. As folhas do brócolis podem ser utilizadas para sucos, sopas, charutos e nelas contém muita oferta de magnésio. A casca da cebola roxa também, e é um potente antioxidante, além de ter benefícios anti-inflamatórios”, oferece.

Serviço
Oficina online “Reaproveitamento de alimentos: receitas sem desperdícios”
Data: Sexta-feira (23), às 17h
Link de acesso: https://bit.ly/34Ykalu

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.