BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Um dos efeitos do governo Bolsonaro na economia é a queda acentuada de investimentos
Confira a coluna de Marcelo Hollanda desta terça-feira 3
Marcelo Hollanda
03/08/2021 | 08:14

Investidores em fuga lembram um bonde

Um dos muitos efeitos do governo Bolsonaro na economia brasileira é a queda acentuada de investimentos estrangeiros no Brasil neste primeiro trimestre.

Isso, na contramão do crescimento de US$ 114 bilhões para países emergentes no mesmo período e pelas mãos dos mesmos investidores.

Toda vez que o presidente deixa clara sua intenção de melar as eleições do ano que vem diante da muito possível hipótese de derrota, uma penca desses ricaços toma o bonde para longe daqui.

Ah, o bonde!

No romance do dramaturgo americano Tennessee Williams, da segunda metade dos anos de 1940, uma linda e sofrida mulher volta para a casa da irmã por não ter mais para onde ir, mas se defronta com a brutal oposição do cunhado.

A obra consagrada é “Um Bonde chamado desejo”, sucesso no cinema e no teatro.

No caso do sofrido povo brasileiro, a oposição maior não é de um cunhado, mas de um governo que não é pai, irmão ou mesmo um tio, mas um padrasto, raivoso, ciumento e belicoso.

A política externa brasileira, ao lado da ambiental, de segurança, sanitária, educacional e econômica não é um convite, é quase uma ação de despejo para quem deseja colocar dinheiro no país.
O cunhado deste enredo é Jair Bolsonaro e ele nem gosta da família que o elegeu com exuberância de votos em relação ao segundo colocado.

O cunhado não é parente, mas pode administrar a fortuna da mulher. E se bobear pode ser tão malvado com os filhos dos outros como aquele tal Doutor Jairinho.

Na verdade, esse padrasto em questão só gosta dos filhos biológicos. E dos bajuladores incondicionais, dispostos a emporcalhar a própria biografia em troca de um lugarzinho na ‘famiglia’.

A decadência de relações sociais retratadas em obras épicas do século XX é sempre um tema recorrente da política quando as instituições fragilizadas abrem flancos para o golpismo de populistas de vocação autoritária.

Se os EUA enfrentaram uma situação de golpismo com Trump, no berço do capitalismo mundial, a família brasileira repleta de parentes oportunistas tem tudo a temer.

Dessa parentela em situação de desigualdade, há aqueles que comem várias vezes por dia, com direito à sobremesa, e os que passam fome sem direito até de reclamar.

E isso só dá confusão e afasta as visitas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.