Mais um time que já levantou a taça de campeão brasileiro será rebaixado na última rodada do torneio nacional, na próxima quarta-feira 6, com todos os jogos marcados para as 21h30.
O Coritiba, vencedor da competição em 1985, está na penúltima colocação e carimbou antecipadamente seu passaporte para a Série B. Também já caíram América-MG e Goiás. Resta uma indesejável vaga na segunda divisão —onde permaneceram Sport e Guarani, também campeões nacionais.
Ela ficará com Bahia, Vasco ou Santos, times que somam 14 títulos do Campeonato Brasileiro. Já não estão sob risco Corinthians e Cruzeiro, que só se livraram matematicamente da possibilidade de queda na rodada do último final de semana.
Campeão da Taça Brasil em 1959 e do Brasileiro em 1988, o Bahia tem a tarefa considerada mais difícil na tentativa de sobreviver.
Segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que levam em conta o histórico de vitórias, derrotas e empates de cada time no torneio, o tricolor baiano tem 68,9% de probabilidade de ser rebaixado.
Com 41 pontos e na 17ª colocação, a primeira das equipes que compõem a zona da degola, o Bahia tem pela frente na última rodada o Atlético Mineiro, vice-líder e na luta por vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo será na Fonte Nova, em Salvador.