BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Últimas da política: A disputa familiar entre Calado e João Maia
Confira as últimas da política no Agora RN desta sexta-feira 3
Redação
03/09/2021 | 07:48

Vendo a cada dia o MDB com a chance de indicar o vice na chapa da reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), o marido da senadora Zenaide Maia (PROS), Jaime Calado (FOTO), anda sem falar muito. Mas, nos bastidores, conversa com possíveis nomes para assinar a ficha do PROS e concorrer a deputado federal.

O problema é que a vaga de deputado federal na família é, desde 2006, de João Maia, líder do PL no Rio Grande do Norte. Zenaide só ocupou um mandato, quando, em 2014, João Maia foi ser vice na chapa derrotada de Henrique Alves, para o Governo. Com apenas seis prefeitos no Estado, o PROS precisa de uma força maior que indique Jaime Calado vice.

João Maia, que lidera os deputados George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes, tem o PL com 20 prefeitos. O partido de João só perde hoje para os dois maiores: MDB que tem 38 e o PSDB, com 31 prefeitos. Não tendo o apoio de João Maia para indicá-lo vice de Fátima, Jaime ameaça com uma candidatura a deputado federal.

Mas, Jaime Calado já tem um trunfo maior para encantar o PT Nacional: topa colocar a senadora Zenaide Maia (PROS) como vice de Fátima em 2022. Caso as duas mulheres fossem eleitas, repetindo 2018, então o PT ganharia no Senado quatro anos com o primeiro suplente, Júnior Souto, que também já foi deputado estadual. O jogo na família Maia Calado está alto. O MDB só observa a cena.

Nome do Fisco
O secretário Carlos Eduardo Xavier, da Tributação estadual, será um dos nomes a deputado federal na chapa do PT. Cadu é auditor fiscal desde 2005, formado em Engenharia de Computação e mestre em Engenharia de Produção. Jeitoso, dialoga bem com a classe e vê pontos que precisam serem ajustados na economia do RN.

Kleber & Vinholi
Mais um nome da Câmara Municipal de Natal vai sair candidato a deputado. O vereador Kleber Fernandes iniciou contatos para integrar uma nominata do PSDB. Kleber anda contando com sua amizade pessoal com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, que preside o PSDB paulista e em 2018 ficou na terceira suplência de deputado estadual.

Orquestração
Setores da imprensa iniciaram uma orquestração negativa focada na governadora Fátima Bezerra (PT). Com intuito de desgastá-la, além da CPI da Covid na Assembleia Legislativa, deputados têm feitos discursos atacando também assistência social e a segurança, que nos últimos anos deu uma melhorada no Rio Grande do Norte.

Liberdade e independência
O deputado José Dias está em casa desde o início da pandemia, que iniciou ano passado. Diversos atos políticos estão sendo organizados para ocorrer no próximo dia 7 de setembro, feriado da independência do Brasil. José Dias revelou que não estará presente devido a sua condição – integrante do grupo de risco da covid pela idade -, mas que assistirá ao sucesso do movimento. Zé Dias virou bolsonarista de vez.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.