BUSCAR
BUSCAR
Posicionamento
UFRN defende uso de máscara após confusão com professor
Aluno estava sem o item de proteção contra a Covid durante uma aula de jornalismo e o professor reclamou
Redação
09/04/2022 | 09:30

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se posicionou acerca do uso de máscara de prevenção contra a Covid-19 nesta sexta-feira 8, após uma confusão registrada entre um aluno e um professor na noite de quinta 7. A segurança do campus foi acionada enquanto acontecia uma discussão entre o docente e o estudante, que não estava usando a máscara durante uma aula.

Procurada pelo Agora RN, a universidade defendeu o uso da proteção facial já que há autonomia para decisões do gênero. “O Supremo Tribunal Federal reconheceu que as universidades federais têm autonomia para decidir sobre medidas a serem adotadas para as atividades presenciais. O Protocolo de Biossegurança da UFRN, que está na terceira versão, prevê o uso de máscaras e passaporte vacinal”, diz a nota oficial.

No último dia 6, o Governo do Rio Grande do Norte desobrigou o uso da máscara em ambientes fechados. A medida, que era obrigatória desde maio de 2020 após o início da pandemia da Covid-19, passou a ser facultativa através de uma recomendação do comitê científico estadual. Desde 9 de março, um decreto da Prefeitura do Natal desobriga o uso de máscaras em locais abertos e fechados da capital.

Sobre o quesito envolvendo a liberação do uso do item pelo Governo do Estado, a UFRN informou que poderá atualizar o protocolo em breve. “Logo que foi publicado o decreto do Governo do RN, que faculta o uso de máscaras de proteção facial, o Comitê Covid-19 da UFRN foi consultado. Uma nova atualização do protocolo dependerá de posicionamento do Comitê”.

O professor de jornalismo Daniel Dantas Lemos se recusou a prosseguir com a aula de “Comunicação Integrada”, na noite desta quinta, quando observou que o aluno em questão não estava usando máscara em sala de aula. De acordo com informações dos alunos que estavam presentes, o docente não aceitou o comportamento e pediu para o estudante colocar o item de proteção. Por conta do episódio, uma discussão aconteceu entre o aluno e Daniel.

“A conversa foi respeitosa como mostram os áudios que alguns portais publicaram. Diante do impasse (ele não aceitava sair nem por a máscara) e para não amplificar o problema, fiz a chamada e encerrei a aula”, publicou o professor no Twitter. Em um áudio gravado por testemunhas, o aluno argumenta que a utilização do item não é obrigatório no estado. Já o docente reforça: “ou você coloca a máscara, ou você sai. As normas da UFRN ainda dizem que é para se usar máscara”.

Logo em seguida, a segurança do campus foi acionada para conter o desentendimento. Inicialmente, foi divulgado que o professor tomou a atitude. No entanto, Daniel negou a informação. “Percebi que um estudante havia deixado a sala e depois soube que tinha ido procurar a segurança patrimonial da instituição. Mas claro que não seria preciso. Saímos, eu e o aluno, conversando numa boa”.

“Fomos à secretaria do curso. Lá ele foi orientado sobre a obrigação de ainda usar máscara, mas estava intransigente. Na presença dele, fui orientado e informei a ele o que faria: formalizar junto à coordenação do curso e à chefia o ocorrido para as necessárias decorrências”, narrou Daniel.
O professor também contou, na rede social, que está sendo ameaçado após a repercussão do caso. “Recebi uma série de prints com manifestações que me atacavam e ameaçavam”. O Agora RN não conseguiu contato com o aluno envolvido na situação desta quinta.

Passaporte vacinal. Além do uso obrigatório de máscaras, a UFRN também exige passaporte vacinal para entrada de estudantes, professores, servidores e visitantes nos prédios da instituição. De acordo com o decreto estadual, a apresentação do comprovante de vacinação continua sendo obrigatória em bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar. Além disso, a comprovação da vacinação deve ser apresentada em eventos de massa.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.