BUSCAR
BUSCAR
Oportunidade
UERN abre vagas para novos cursos em 2021; saiba como participar
Vagas são para Letras Libras e Educação do Campo
Redação
04/03/2021 | 17:35

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) passa a ofertar o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade EAD, que surge como resposta a demanda de diversos sujeitos do campo que historicamente lutaram e lutam em defesa do direito a educação e escola nos territórios rurais.

O curso tem como perspectiva formar profissionais para atuarem na docência e gestão escolar no contexto rural, oferecendo na formação dos futuros educadores/as, a articulação dos conhecimentos científicos e técnicos, em diálogo com os saberes populares e cultura camponesa, por compreender a importância da valorização da vida no campo e dos seus sujeitos para o processo educativo das crianças, jovens e adultos que vivem nas áreas rurais.

O Curso de Educação do Campo soma-se à defesa do direito à educação pública, gratuita, de qualidade e contextualizada com o os modos de vida dos povos que produzem e reproduzem a vida no campo. Para formas os/as educadores/as que atuarão nas áreas rurais, a matriz curricular do Curso de Educação do Campo, contempla diversas discussões que são necessárias para o desenvolvimento da prática docente nas escolas do campo.

Entre as disciplinas que compõem a matriz curricular do curso, destacam-se Fundamentos da Educação do Campo, Sociologia do Trabalho Rural, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, entre outros conteúdos que buscam contribuir para a compreensão crítica da realidade histórica e social do campo brasileiro e atuação profissional dos futuros educadores/as do campo.

A seleção para o curso de Educação do campo da UERN se destina a Professores da Educação Básica (PEB), pública ou privada, e portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou equivalente) – Ampla Concorrência (que tenha realizado entre 2010 e 2019 a prova do ENEM).

São oferecidas 150 vagas, sendo 30 para cada um dos polos: Caraúbas, Guamaré, Marcelino Vieira , Natal e São Gonçalo do Amarante. Do total das vagas, 30% serão reservadas aos professores da Educação Básica em exercício. Serão reservadas 5% das vagas para as pessoas com deficiência (PCD) portadores de certificado de conclusão do ensino médio.

Ainda do total das vagas estabelecidas serão reservadas 15% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) portadores de certificado de conclusão do ensino médio.

As inscrições são realizadas de 01/03/2021 até 26/03/2021, por meio do endereço http://dead.uern.br/selecoes

Para ver o edital completo, clique em: https://dead.uern.br/wp-content/uploads/2021/02/Edital-n°23.2021-PSEEAD-ALUNOS-EDUCACAO-DO-CAMPO-EAD.pdf

Tem mais

A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) tornou pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Especial em Educação a Distância (PSEEaD), para ingresso no Curso de Licenciatura em Letras Libras, ofertado na modalidade a distância, a partir do primeiro semestre letivo de 2021.

As informações detalhadas sobre documentação, cronogramas, vagas e demais tópicos estão disponíveis em: Edital Nº 24/2021.

As inscrições terão início no dia 1º de março, com término às 23h59 do dia 26 de março de 2021. O formulário de inscrição estará disponível no link https://dead.uern.br/selecoes a partir da data citada.

Serão oferecidas 150 vagas para o Curso de Licenciatura em Letras Libras na modalidade a distância, com 30 vagas distribuídas em cada polo: Grossos, Luís Gomes, Martins, Natal e Parnamirim, no Estado do Rio Grande do Norte.

O Processo Seletivo Especial em Educação a Distância estará aberto a professores da educação básica (PEB), pública ou privada, e ampla concorrência para quem possui o certificado de conclusão do ensino médio. Do total das vagas estabelecidas serão reservadas 30% (trinta por cento) aos professores da Educação Básica em exercício. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para as pessoas com deficiência (PCD). Do total das vagas estabelecidas serão reservadas 15% (quinze por cento) para candidatos auto declarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) portadores de certificado de conclusão do ensino médio.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.