BUSCAR
BUSCAR
Cobrança

Setor de turismo pede ações para minimizar impactos da maré alta em Ponta Negra

Comerciantes estão preocupados com as próximas marés altas, que estão previstas para o período de 14 a 20 de outubro
Redação
11/10/2024 | 07:40

Com objetivo de solicitar providências urgentes para prevenir danos durante as marés altas de outubro na praia de Ponta Negra, o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS-RN) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) encaminharam requerimento à Prefeitura do Natal para cobrar soluções.

Os presidentes do SHRBS-RN, Grace Gosson, e da ABIH-RN, Abdon Gosson, foram procurados por associados com estabelecimentos localizados na praia de Ponta Negra. Eles estão preocupados com as próximas marés altas, que estão previstas para o período de 14 a 20 de outubro, e os danos que possam causar à infraestrutura local e ao Morro do Careca, principal ponto turístico da cidade.

morro do careca foto jose aldenir
Sacos de areia estão posicionados ao redor de toda a base do Morro do Careca, em Ponta Negra. Foto: José Aldenir / Agora RN

O documento produzido pelo Sindicato e a Associação foi, além da Prefeitura, encaminhado à Procuradoria-Geral do Município (PGM), Gabinete Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “Solicitamos medidas preventivas e emergenciais para minimizar os impactos das próximas marés”, informou a presidente do SHRBS-RN, Grace Gosson.

Dentre as medidas estão: prorrogação do decreto de emergência, aceleração da obra da engorda, instalação de barreiras temporárias de contenção, monitoramento contínuo pela defesa civil das condições costeiras e das marés a fim de evitar acidentes, dentre outras.

No documento entregue, consta um gráfico que mostra a progressão das marés neste mês. Vale ressaltar que fenômenos anteriores como esse provocaram sérios prejuízos à orla da praia afetando calçadas, acessos e estabelecimentos comerciais além de provocar destruição de dissipadores de drenagem e acelerar a erosão do Morro do Careca.

Obra de engorda em Ponta Negra é retomada após decreto de emergência

Morro do Careca, em Ponta Negra, passa por processo de erosão. Foto: José Aldenir / Agora RN
Morro do Careca, em Ponta Negra, passa por processo de erosão. Foto: José Aldenir / Agora RN

Após a publicação do decreto de emergência causado pelo avanço do mar na praia de Ponta Negra no dia 20 de setembro, a obra de engorda foi retomada no final de semana. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra).

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) decretou estado de emergência em Ponta Negra devido ao agravamento dos danos causados pelo avanço do mar, especialmente a erosão no Morro do Careca. Um relatório da Defesa Civil municipal indicou que a erosão ameaça a estrutura do Morro, além de comprometer as estruturas urbanas na orla.

Segundo a prefeitura, o decreto tem como objetivo proteger os frequentadores da área e o patrimônio paisagístico, além de reduzir os impactos do avanço do mar até a conclusão do projeto de engorda. A medida foi respaldada pelo Comitê de Crise da Prefeitura, que monitora desastres naturais. Marés altas de até 2,9 metros já danificaram estruturas de contenção em hotéis da região, levando empresários a solicitar ações emergenciais.

A obra de engorda da praia estava suspensa desde 3 de setembro, após a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), contratada pela Prefeitura, ter detectado cascalho nos sedimentos retirados do banco de areia licenciado.

Base do Morro do Careca, em Ponta Negra, é isolada com sacos de areia

A base do Morro do Careca foi isolada com sacos de areia e placas de interdição desde a manhã da quarta-feira 25 para conter os danos causados pelo avanço do mar na região e a invasão de alguns banhistas, mesmo com sinalização de isolamento. A Seinfra isolou a área proibindo a circulação próxima a área.

Os sacos de areia estão posicionados ao redor de toda a base do Morro do Careca como uma medida emergencial para evitar uma erosão ainda mais intensa na área.

Engorda de Ponta Negra atinge 15% de execução

As obras da engorda seguem em andamento e já atingem 15% de execução, segundo informações da Semurb. O ritmo das obras faz com que a Prefeitura mantenha o prazo inicial de entregar a obra entre os dias 5 e 20 de dezembro deste ano.

De acordo com informações do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, já foram colocados cerca de 250 mil a 300 mil m³ de aterro, gerando 600m de faixa de areia.

Engorda da Praia de Ponta Negra. Foto: José Aldenir / Agora RN
Engorda da Praia de Ponta Negra. Foto: José Aldenir / Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Polícia Rodoviária Estadual realiza ação social do dia das crianças em Natal
Evento consistiu na distribuição de dezenas de brinquedos pelas ruas de Natal
13/10/2024 às 17:06
Polícia encontra dois foragidos e apreende drogas e arma de fogo na Zona Leste de Natal
Homens de 22 e 28 anos foram presos nesta sexta-feira 11
12/10/2024 às 08:09
Lei Seca: Jovem ultrapassa blitz e é preso por embriaguez ao volante
Outros 14 condutores foram autuados por misturar álcool e direção durante seção Lei Seca
11/10/2024 às 10:06
Homem tem mal súbito enquanto pilotava e morre na Av. Jaguarari
O homem tinha problemas cardíacos e pode ter sofrido um infarto
11/10/2024 às 09:21
Vereador reeleito Luciano Nascimento declara apoio a Paulinho no 2º turno
Luciano Nascimento foi o único vereador com mandato a apoiar Carlos Eduardo (PSD) no 1º turno
11/10/2024 às 07:15
Motorista se assusta com aranha e bate veículo em poste da Ayrton Senna
A aranha teria voado em direção ao rosto da vítima e perdeu o controle do veículo
10/10/2024 às 12:12
Companhia Giradança estreia espetáculo “Feche os olhos” na Casa da Ribeira
As apresentações acontecem nos dias 10,11 e 12 de outubro e tem retirada gratuita de ingressos
10/10/2024 às 10:22
Home é preso por porte ilegal de arma de fogo em Ceará-Mirim
Foram apreendidos um revólver calibre .38 e outro calibre .32
10/10/2024 às 09:35
Lei Seca prende dois e autua 14 condutores alcoolizados em blitz na av. Hermes da Fonseca
Os infratores de 44 e 59 anos apontaram respectivamente valores de 0.93mg/l e 0.82mg/l nos testes de alcoolemia
10/10/2024 às 09:02
Justiça proíbe Idema de atuar nas obras da engorda de Ponta Negra
A sentença inclui uma multa diária de R$ 10 mil caso o Idema descumpra a ordem
10/10/2024 às 08:37