BUSCAR
BUSCAR
Tudo o que você precisa saber para abrir Pet Shop móvel
Redação
03/05/2016 | 17:23

Como funciona um Pet Shop Móvel? Um Pet Shop Móvel consiste em uma van adaptada para atender todos os serviços prestados por um pet shop convencional. São instaladas mesas, lavatórios, sopradores, secadores, enfim: tudo o que é necessário para banho e tosa de animais. Alguns pet shops sobre rodas contam também com lojas: vendem rações, xampus e até pipetas de repelentes contra pulgas e carrapatos.

Esse é um serviço diferenciado pois atende o cliente em casa. O horário pode ser agendado por telefone ou internet e, no momento do compromisso, a van estaciona em frente à casa do cliente. Todo o serviço é realizado ali mesmo, a poucos passos da residência. É muito comum permanecer no mesmo local por um longo período, atendendo, assim, à vizinhança.

Quanto custa abrir um Pet Shop Móvel? E qual é o retorno?

O investimento inicial fica em torno de $ 40.000,00 a $ 70.000,00 mais o valor da van. O investimento para um Pet Shop Móvel é significativamente menor do que o de um pet shopconvencional. Além do investimento inicial ser consideravelmente menor, você economiza no aluguel. Você pode optar por ser um franqueado de alguma marca já existente ou simplesmente adaptar uma van e trabalhar sem a franquia. Existe no mercado automotivo uma variedade imensa de vans, com valores que variam de $ 30.000,00 a $ 150.000,00. A adaptação da van custa cerca de $ 30.000,00. Seoptar por ser um franqueado, no valor da franquia já está inclusa a adaptação do veículo, o treinamento de equipe e a taxa de franquia.

Em equipamentos, acessórios e estoque, calcula-se um investimento inicial de $ 7.000,00. Mas lembre-se que é necessário ter no mínimo $ 5.000,00 de capital de giro. Somam-se, ainda, os gastos com treinamento e comunicação visual, que totalizam mais $ 4.000,00. De acordo com as previsões da franquia pioneira em banho e tosa itinerante, a Pet Shop Móvel, o investimento de $ 67.000,00 mais o valor da van, abre-se um Pet ShopMóvel que, em um prazo de 12 meses, retornará o investimento.

Por ser um serviço personalizado, o valor médio cobrado é um pouco maior do que o de pet shops convencionais. Os serviços custam, em média, $ 45,00 por cliente, versus$ 30,00 do banho tradicional em pet shops. A Pet Shop Móvel garante que seus franqueados realizam em média 300 atendimentos por mês, totalizando, em média, um lucro bruto mensal de $ 13.500,00.

Algumas franquias garantem que o lucro mensal mínimo de seus franqueados é de $ 15.000,00. Vale lembrar que a cada visita, são realizados de 2 a 3 atendimentos. Uma vez conquistada uma clientela, ela se expandirá e certamente será fiel, afinal, esse é um serviço que costuma ser necessário algumas vezes por mês.

Um Pet Shop Móvel precisa de um responsável técnico?

Não há legislação específica para os Pet Shop Móveis, mas como o Pet Móvel não difere de um pet shopconvencional, é necessário sim. De acordo com o Decreto nº 40.400/1995, artigo 3º, todo pet shop deve ter um veterinário como responsável técnico. No entanto, por ser uma forma relativamente nova de empreendimento, não há legislação específica para os Pet Shop Móveis. Apesar de não haver uma lei especifica regulamentando os Pet Shops itinerantes, parte-se do princípio que são pet shops, já que é assim que serão registrados em seu CNPJ. Por essa razão, o decreto que regulamenta a necessidade de um médico veterinário como responsável técnico, estende-se aos Pet Shops itinerantes. Para emissão do CNPJ, basta fornecer um endereço físico, que pode, inclusive, ser a residência do emissor.

Obviamente, você deve saber dirigir… e ter habilitação especial

É necessário que o condutor do veículo tenha uma CNH categoria D e o empreendedor deve saber identificar seu público. Um Pet Shop Móvel é uma ótima opção de empreendimento para quem gosta de animais, tem bastante paciência e busca uma fonte de renda que precise de um investimento acessível e garanta um retorno rápido. No entanto, é bom ressaltar que ficar responsável por pets é uma enorme responsabilidade. É necessário que a equipe tenha um treinamento adequado para banho e tosa.

Para que o negócio seja bem sucedido, é imprescindível mirar o público certo. Esse é um serviço personalizado, e seu valor reflete essa diferenciação. Por isso, é essencial divulgar entre as classes de maior poder aquisitivo, A e B, que são o público-alvo. Nesse serviço, a melhor propaganda é o bom atendimento, que gera uma avaliação positiva e o efeito em cascata é multiplicado.

Para um Pet Shop Móvel, é possível empregar apenas a si próprio ou ter mais um funcionário. Você dirige, banha, tosa e seca. Lembre-se: para conduzir uma van, mesmo que seja adaptada e não leve passageiros, é necessário ter uma Carteira Nacional de Habilitação da categoria D. E então, se animou para se tornar um empreendedor?

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.