BUSCAR
BUSCAR
Simone Silva

Tudo com Romero Souza

Confira a coluna de Simone Silva deste sábado 11
Simone Silva
11/03/2023 | 00:09

Quem não sonha em ter contas equilibradas pagar os boletos todos em dia, ter dinheiro para investir, realizar desejos e ainda guardar um pouco para o futuro? Isso é possível, e orientar as pessoa neste sentindo é o que o educador e consultor financeiro ROMERO SOUZA, 45, faz. Entusiasta e estudioso do assunto o potiguar formado em Direito e administração, que aos 16 já trabalhava, garante que com disciplina e organização é possível gerir bem as finanças. Viajado, fluente em inglês e espanhol, torcedor do ABC (quase não veste vermelho por este motivo), ligado em tecnologia, ele também é dedicado à família e aos quatro filhos, suas inspirações. Os mais próximos sabem que ele tem uma suavidade nata, por isso está sempre tão disponível em ajudar os outros. Conhecê-lo é a maior sorte. É um homem em paz, conectado consigo, desde que viajou só para uma isolado vila escocesa, resiliente. Bom em propósito, vida e coração.

“Acredito que a educação financeira é uma ferramenta poderosa para criar um mundo melhor e mais justo, e minha missão é contribuir para essa mudança e ajudar as pessoas a serem mais saudáveis e felizes, sabendo que beleza da vida está nas experiências que vivemos, nos lugares que visitamos e nas pessoas que conhecemos ao longo do caminho”, diz @romero.financas.

perfil
Romero Souza - Foto: Divulgação

Como surgiu o interesse por educação financeira??
Minha carreira na área financeira começou como estagiário em bancos, onde descobri a importância da educação financeira para ajudar as pessoas a tomar decisões mais informadas e conscientes. Decidi me tornar um educador financeiro profissional para ajudar as pessoas a entender melhor suas finanças e alcançar seus objetivos financeiros. Eu acredito que todos têm o direito de entender e gerenciar suas finanças de maneira eficaz,

Onde e quando deve começar a educação financeira?
Educação financeira deve começar desde cedo, preferencialmente na infância e dentro de casa. É importante que os pais e responsáveis abordem o assunto de forma clara e objetiva, explicando aos filhos sobre a importância de economizar, planejar, gastar conscientemente e investir para alcançar objetivos a longo prazo. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras.

É possível transformar alguém com histórico de gastador num sujeito que poupa?
Sim! Mudanças de comportamento financeiro podem ser desafiadoras, mas com esforço, disciplina e estratégia, é possível alcançar esse objetivo. É importante começar por entender os hábitos financeiros atuais e os motivos por trás deles, para identificar as áreas que precisam ser melhoradas.

É se planejar financeiramente mesmo endividado?
O primeiro passo é conhecer suas dívidas e despesas mensais, criando um orçamento e estabelecendo prioridades de pagamento. Com disciplina e planejamento, é possível sair da situação e recuperar a saúde financeira.

Qual o principal obstáculo à educação financeira?
É a falta de consciência e a crença equivocada de que lidar com dinheiro é algo difícil e complicado, o que leva as pessoas a evitarem aprender sobre finanças, então ficam presas em padrões de comportamento financeiro negativo e pouco saudável. Além disso, a falta de acesso a recursos educacionais de qualidade, a complexidade do jargão financeiro e a sobrecarga de informações disponíveis também podem ser obstáculos, que podem ser superados.

Gastar por um prazer ou economizar para o futuro?
Ambos podem ser feitos se forem planejados antecipadamente. A chave é encontrar um equilíbrio entre gastar com coisas que trazem prazer imediato e economizar para garantir a segurança financeira no futuro. Para isso, é importante definir prioridades.

Cartão de crédito, sim ou não e quando?
O uso do cartão de crédito pode ser vantajoso quando utilizado com responsabilidade e de forma estratégica, mas a decisão de utilizá-lo deve ser baseada nas necessidades financeiras individuais e no planejamento pessoal.

Dinheiro serve para?
O dinheiro serve para comprar coisas que a gente precisa ou quer ter. Mas é importante lembrar que o dinheiro não é a coisa mais importante na vida e que devemos usar ele com cuidado para alcançar nossos objetivos e sermos felizes.

BOAS & CURTAS

  • É hoje que a coluna potiguares bacanas pegam o rumo de João Pessoa para festejar o aniversário do colunista paraibano Ricardo Castro. Festão com tema “Como o azul do Mar”, no Condomínio das Américas. Traremos clics.
  • Valéria Oliveira volta a Cervejaria Resistência hoje com show em homenagem as mulheres e repertório só de compositoras e intérpretes. A partir das 20h e os ingressos estão sendo disponibilizados pelo site Outgo.
  • Missão empresarial do Sebrae RN levou 10 proprietários de cervejarias à Semana das Cervejas Brasileiras, que ocorre em Blumenau (SC) e termina hoje. É o maior evento da bebida no país. Por lá as marcas Zona Abissal, Armorial, Raffe e Bacurim, dentre outras.
  • Dono de uma voz marcante e de um repertório repleto de sucessos dos grandes nomes da música internacional e nacional, o cantor e ator Daniel Boaventura retorna ao Teatro Riachuelo no próximo dia 17, em um nova turnê. By Idearte.
  • Na semana em que se celebrou o dia internacional da mulher, as empresas Justiz e Groupmed Terceirização, liderados por Brenda Justiz, promoveram programação especial com distribuição de mimos e farra gastronômica.

Simone Silva: Patrícia Abravanel vem a Natal e retoca mechas com cabeleireiro potiguar
Confira a coluna de Simone Silva desta sexta 1º
01/03/2024 às 09:29
Reclamações contra planos de saúde aumentaram consideravelmente
Leia a coluna de Simone Silva da edição desta quinta-feira 29
29/02/2024 às 08:46
Os 40 anos de Thiago Almeida; leia opinião de Simone Silva
Confira a coluna de Simone Silva desta quarta 28
28/02/2024 às 08:30
Simone Silva: A Festa de BG
Confira a coluna de Simone Silva nesta terça-feira 27
27/02/2024 às 08:56
Simone Silva: Tudo com Manu Pessoa
Confira a coluna de Simone Silva deste sábado 24
24/02/2024 às 09:36
Simone Silva: Planeta Xuxa
Leia a coluna de Simone Silva
23/02/2024 às 08:45
Simone Silva: Villamor
Leia a coluna de Simone Silva
22/02/2024 às 08:49
Shakira lança seu 12º álbum em março; leia opinião de Simone Silva
Leia a coluna de Simone Silva deste sábado 17
17/02/2024 às 09:18
Simone Silva: carnavalizando registros
Veja a Coluna Social da edição desta quinta-feira 15 do AGORA RN
15/02/2024 às 08:31