BUSCAR
BUSCAR
Recado
Trump anuncia que não participará da cerimônia de posse de Biden
Já o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, afirmou que irá para a posse se for convidado.
CNN
08/01/2021 | 14:20

Próximo do fim de seu mandato, o presidente americano, Donald Trump, anunciou em suas redes sociais que não irá para a cerimônia de posse de Joe Biden em 20 de janeiro.

O anúncio foi feito horas após Trump afirmar que seus apoiadores “não serão desrespeitados ou tratados de maneira injusta”. Em vídeo divulgado na noite desta quinta-feira 7, o presidente, no entanto, admitiu pela primeira vez que não cumprirá um segundo mandato na Casa Branca.

Já o vice-presidente, Mike Pence, afirmou que irá para a posse se for convidado.

Apesar de insistir em acusações de fraudes nas eleições de novembro, Trump também prometeu uma transição organizada após a invasão do Capitólio na última quarta-feira 6.

Apoiadores do presidente invadiram o Congresso americano para tentar impedir o reconhecimento oficial da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais. A confusão deixou dezenas de feridos e cinco mortes, incluindo a de um policial do Capitólio que veio a óbito na noite desta quinta-feira 7.

Após a manifestação, diversos congressistas, inclusive epublicanos, pediram a saída de Trump do cargo através da 25ª Emenda, que só pode ser evocada pelo vice Mike Pence. Fontes próximas à Pence disseram à CNN que o vice não deve acionar a medida, o que deixaria o impeachment como última opção para retirada de Trump.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Saiba qual foi o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 no Brasil
Para historiadora, houve "contribuição efetiva" norte-americana
15/04/2024 às 07:25
Milei oferece apoio a Musk após acusações e tensões com o STF
O presidente da Argentina, radical da extrema-direita, e o empresário defenderam a liberalização de mercados e a liberdade de expressão sem limites
12/04/2024 às 18:34
Deputados do RN pedem regulação das redes sociais após Musk ameaçar descumprir ordens da Justiça
Parlamentares do PT veem ataque à democracia brasileira e pedem responsabilização das redes sobre conteúdo que nelas trafega; oposição enaltece dono do Twitter
09/04/2024 às 07:41
Ministros do STF veem incômodo de Musk com regras para uso de redes nas eleições
Bilionário do X ameaçou reativar perfis bloqueados pela Justiça brasileira
08/04/2024 às 10:07
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.