Próximo do fim de seu mandato, o presidente americano, Donald Trump, anunciou em suas redes sociais que não irá para a cerimônia de posse de Joe Biden em 20 de janeiro.
O anúncio foi feito horas após Trump afirmar que seus apoiadores “não serão desrespeitados ou tratados de maneira injusta”. Em vídeo divulgado na noite desta quinta-feira 7, o presidente, no entanto, admitiu pela primeira vez que não cumprirá um segundo mandato na Casa Branca.
Já o vice-presidente, Mike Pence, afirmou que irá para a posse se for convidado.
Apesar de insistir em acusações de fraudes nas eleições de novembro, Trump também prometeu uma transição organizada após a invasão do Capitólio na última quarta-feira 6.
Apoiadores do presidente invadiram o Congresso americano para tentar impedir o reconhecimento oficial da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais. A confusão deixou dezenas de feridos e cinco mortes, incluindo a de um policial do Capitólio que veio a óbito na noite desta quinta-feira 7.
Após a manifestação, diversos congressistas, inclusive epublicanos, pediram a saída de Trump do cargo através da 25ª Emenda, que só pode ser evocada pelo vice Mike Pence. Fontes próximas à Pence disseram à CNN que o vice não deve acionar a medida, o que deixaria o impeachment como última opção para retirada de Trump.