BUSCAR
BUSCAR
Mudança

TRE-RN emite diploma de deputado federal para Fernando Mineiro

Expedição do diploma decorreu da publicação do Acórdão da decisão pelo indeferimento da candidatura a deputado federal de Kericlis Alves Ribeiro
Redação
29/01/2021 | 07:42

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) expediu na noite de quinta-feira 28 o diploma de deputado federal eleito em 2018, para Fernando Mineiro (PT), que passa, com isso, a estar credenciado a ser empossado no cargo pela Câmara Federal.

A expedição do diploma decorreu da publicação do Acórdão da decisão pelo indeferimento da candidatura a deputado federal de Kericlis Alves Ribeiro, por maioria de votos da Corte, na última sexta (22). Com a mudança, a coligação 100% RN perdeu uma das vagas que havia conquistado em 2018 e a coligação Do Lado Certo ganhou uma, elegendo Fernando Mineiro como deputado federal.

Fernando Mineiro Deputado Estadual RN 18 e1611916998892
Fernando Mineiro (PT) - Foto: José Aldenir/Agora RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte deu início na quarta-feira 27 à nova totalização dos votos da eleição de 2018. Antes disso, na última sexta-feira 22, o TRE-RN decidiu, por 3 votos a 2, anular os votos obtidos em 2018 pelo candidato Kerinho (PDT), da coligação “100% RN”.

Com a recontagem, um dos deputados eleitos pela coligação, Beto Rosado (PP), perde a vaga para Fernando Mineiro. Os juízes do TRE-RN definiram que o cumprimento da decisão deve ser imediato. Kerinho recorreu da sentença com pedido de efeito suspensivo, mas a juíza Érika Paiva negou.

Com isso, segue a nova totalização e Mineiro permanecerá como deputado até o julgamento do mérito dos embargos de declaração apresentados pela defesa de Kerinho.

No dia da eleição, em outubro de 2018, os votos de Kerinho foram invalidados. Ele tinha tido o registro da candidatura indeferido por não apresentar a documentação necessária no prazo correto. Com isso, Mineiro foi declarado deputado federal eleito.

Em dezembro daquele ano, o ministro Jorge Mussi acatou um recurso e decidiu validar os votos de Kerinho. Ele entendeu que a documentação do candidato foi entregue no prazo correto, mas que o sistema da Justiça Eleitoral apresentou uma instabilidade e não reconheceu os papéis.

Em junho de 2019, o plenário do TSE confirmou a decisão e determinou ao TRE-RN que julgasse o pedido de registro de candidatura de Kerinho considerando toda a documentação. A defesa de Mineiro descobriu que o candidato não se desincompatibilizou no prazo necessário antes da eleição e entrou com uma petição para que Kerinho fosse declarado inelegível.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nikolas Ferreira critica fiscalização do Pix: “Vilão do Brasil é quem ganha R$ 5 mil”
Deputado federal afirma que medida pode levar brasileiros a evitarem transações eletrônicas para fugir de controle da Receita Federal
14/01/2025 às 20:20
Fake news sobre Pix é ‘atitude criminosa’, diz novo ministro da Secom
Ministro da Secom afirma que combater desinformação será prioridade e nega qualquer mudança no uso do Pix
14/01/2025 às 19:48
Crônico há mais de 20 anos, problema do transporte público pode ter solução na gestão Paulinho Freire, diz vereador
Com a promessa da realização da licitação, Aldo Clemente acredita que Natal dará um passo importante para resolver um dos seus maiores gargalos urbanos
14/01/2025 às 16:13
César Maia reafirma independência do Legislativo e admite disputar presidência da Fecam
Vereador reafirma autonomia da Casa e considera candidatura à Fecam
14/01/2025 às 15:39
“Femurn precisa tomar novo rumo”, diz candidato a presidente da entidade
Prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique, delineia razões para disputar presidência da entidade
14/01/2025 às 11:43
Atraso em pagamentos não tem relação com demora para posse de Kelps, afirma Prefeitura
Gestão afirma que problemas técnicos em dados bancários de servidores são motivo para retenções pontuais nos salários
14/01/2025 às 11:08
Allyson Bezerra anuncia novas nomeações para o secretariado de Mossoró
Prefeito anunciou alterações como a criação de novas secretarias e a substituição de alguns titulares
14/01/2025 às 10:18
Falta de “documento oficial” dificulta liberação de passaporte de Bolsonaro para viagem aos EUA
Passaporte do ex-presidente foi apreendido em fevereiro do ano passado pela Polícia Federal
14/01/2025 às 08:49
“Passou da hora de uma fiscalização séria na engorda”, afirma Mineiro
Deputado federal do PT avalia impacto das decisões judiciais que limitaram a fiscalização da obra. “Lamentável que a obra da engorda de Ponta Negra apresente esse tipo de problema”
14/01/2025 às 05:20