BUSCAR
BUSCAR
Música

Tiago Iorc fala sobre show em Natal, carreira e parceria com Anitta: “Tão bonita”

Cantor se apresenta no Teatro Riachuelo no dia 9 de junho
Luana Costa
29/05/2024 | 11:35

Existem muitas formas de demonstrar uma paixão: a vontade de estar perto, viver momentos únicos, dar carinho, comprar um buquê de rosas, assistir a um filme juntos, ouvir histórias, se dedicar e sempre se mostrar presente. Mas nenhuma dessas opções chega aos pés de dedicar uma música a alguém. Talvez a música seja até um complemento para que uma relação se fortaleça. Afinal, é a partir dela que os mais sinceros sentimentos podem ser expressados, sejam eles felizes, tristes, de angústias ou até mesmo incertezas.

“Dia especial”, “Hoje lembrei do teu amor” e “Amei te ver” são canções de que foram escritas de acordo com os momentos e sentimentos em que o cantor vivenciava, chegando a ser, segundo ele, “inevitável transmitir esses sentimentos para o público que ouve”. Foi assim que nasceu a turnê “Noite dos namorados”.

tiago iorc
Cantor e compositor Tiago Iorc. Foto: Gleeson Paulino

Com apenas seis shows, a nova turnê foi criada para celebrar a noite mais romântica do ano, comemorada em 12 de junho, Dia dos Namorados. De forma intimista, apenas com voz e violão, Tiago Iorc desembarca em Natal para uma apresentação no Teatro Riachuelo, no dia 9 de junho, e promete escolher o repertório a dedo, com suas canções clássicas, covers que fizeram sucesso durante sua carreira e muitas surpresas.

De volta a Natal, após trazer a turnê “Daramô” para a capital potiguar em 2023, Tiago Iorc disse à Revista Cultue que é completamente apaixonado pelo público potiguar, que sempre o acolheu, e garante uma apresentação linda. “Estou muito feliz em estar de volta e poder levar essa turnê para Natal! Adoro essa terra, me sinto sempre bem acolhido e recebo muito carinho e afeto do povo potiguar”, afirma.

Para o show, o artista promete cantar canções clássicas, covers que fizeram sucesso durante sua carreira e outras surpresas. E ao falar de surpresas, é válido citar o novo álbum lançado no dia 14 de maio, intitulado como “Antes que o Mundo Acabe”, deixou os fãs sem reação. Sobre o processo de produção das 11 músicas, descrito por ele como “maravilhoso”, trouxe composições e gravações lindas como resultado de dias mergulhados no estúdio com suas inspirações.

“Definitivamente, elas [as inspirações] foram a esperança e as relações humanas no mundo contemporâneo. Acredito muito na resiliência humana e na capacidade de seguir em frente mesmo quando tudo parece perder o sentido. Tudo isso me inspira demais”, ressalta o artista.

Assim como fortes composições, Tiago Iorc também trouxe para as faixas de seu álbum grandes artistas para fazer duetos, como a Anitta. Sobre essa parceria, ele reitera, antes de tudo, ser um grande fã e admirador da cantora, e fala um pouco sobre como foi firmar a colaboração de Anitta no projeto. “Eu e ela homenageamos juntos a Laura Pausini no último Latin Grammy, em 2023, cantando a faixa “Na Ausência De Ti”, que é a releitura em português de “In Assenza Di Te” (música da Laura). A parceria ficou tão bonita, nós a amamos e resolvemos deixar registrada no álbum também”, diz.

Sobre suas composições, o artista conta que elas surgem de forma natural, de acordo com o que vive e sente em determinado momento da vida. As emoções de Iorc são perceptíveis em cada álbum lançado e ele afirma que se permitir emocionar é algo fundamental em seu trabalho.

“Tem fases que estou mais recluso e introspectivo (como na época de Reconstrução) e isso é totalmente refletido no meu trabalho. Assim como, quando estou mais aberto para a troca (em Daramô, por exemplo). A emoção, para mim, é um pilar fundamental no trabalho do artista, consigo elaborar diversos sentimentos quando estou compondo e criando, é muito genuíno, por isso acredito que é inevitável transmitir meus sentimentos para o público que ouve”.

Ao citar sua fase introspectiva durante o período do álbum “Reconstrução”, o cantor fala sobre como foi se afastar dos palcos durante um tempo para cuidar da saúde mental. “Nas primeiras semanas após me afastar, foi um choque, como qualquer mudança brusca. Mas depois senti uma felicidade tremenda, e entrei em um ritmo de pequenos prazeres. Voltei a jogar futebol, a ver os amigos, fazer coisas que eu não fazia. Essa vida mais cotidiana restaurou minha saúde mental e vitalidade. Foi a partir daí que eu peguei o violão e voltei a compor”, relata.

Questionado também sobre a pausa na carreira, Tiago não descarta a toxicidade das redes sociais, atreladas à superexposição e ao sucesso. “Acredito que a superexposição e o sucesso são muito recompensadores às vezes, mas também são bem difíceis de lidar, principalmente na era de redes sociais, com tanta agressividade, incompreensão ou com o excesso de amor, que também é danoso, por isso vemos tantas pessoas sofrendo com problemas de saúde mental”, enfatiza.

Mas por outro lado, ao analisar o cenário atual da Música Popular Brasileira, o músico percebe a chegada de novos grandes artistas que valorizam a música nacional e que crescem através dos compartilhamentos na internet.

“Tem muitos artistas novos extremamente talentosos, que eu adoro, chegando por aí. Eu particularmente aprecio bastante esse movimento, pois acredito que só fortalece o gênero e aumenta o interesse das novas gerações pela MPB”.

‘Cão terapeuta’ visita pacientes em cuidados paliativos em hospital de Natal
Projeto foi iniciado neste ano e chama atenção de pacientes e profissionais da unidade
13/06/2024 às 15:07
Bosque Encena e Som da Mata são atrações neste domingo no Parque das Dunas
A programação começa a partir das 10h no Anfiteatro Pau-Brasil
13/06/2024 às 13:42
Semurb atua em operação conjunta para combate a roubo de fiação em Natal
Ação que também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Cosern, Caern e Oi
13/06/2024 às 13:26
VÍDEO: Artistas do RN protestam por pagamento de cachês profissionais em frente à Prefeitura de Natal
Segundo os manifestantes, o valor acumulado pela Prefeitura do Natal é de R$ 23 milhões
13/06/2024 às 12:19
Avenida Felizardo Moura será interditada a partir das 22h nos dias 14, 15 e 16 de junho
A interdição será realizada para a implantação dos pórticos de sinalização da via
13/06/2024 às 12:06
PM prende assaltante que manteve motorista do carro roubado como refém na zona Sul de Natal
O refém foi libertado e o suspeito, que possui tornozeleira eletrônica, foi preso portando um revólver de fabricação caseira calibre 38
13/06/2024 às 10:01
Trânsito e transporte público têm alterações nesta quinta 13 para obras do Pontilhão de Cidade Nova
Em razão das obras, as linhas O-38, O-40, O-41A e O-83 sofrerão desvio de itinerário
13/06/2024 às 09:41
Bebê que recebeu embalagem de bolo como máscara está internado no Varela Santiago e evolui bem
Gabriel, de três meses, está com diagnóstico de bronquiolite e está na UTI, mas se recupera
13/06/2024 às 08:00
Câmara de Natal homenageia 33 anos da Guarda Municipal
Durante a sessão solene foram homenageados 35 guardas municipais, dois quais a maioria ingressou na GMN desde a criação da corporação
13/06/2024 às 07:48
Desenvolvimento urbano e turístico projetam futuro promissor para Natal, diz Kleber Fernandes
Vereador destaca importância do turismo como atividade para alavancar economia da cidade
13/06/2024 às 07:41
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.