BUSCAR
BUSCAR
Dados
Tesouro Nacional aponta melhora da qualidade contábil do RN
Governo do Rio Grande do Norte, que tinha ficado em último lugar no ranking com base nos dados de 2018, avançou nove posições ficando em 18º lugar
Redação
20/10/2020 | 10:45

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou nesta segunda-feira 19 o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, com base nos dados de 2019. O Governo do Rio Grande do Norte, que tinha ficado em último lugar no ranking com base nos dados de 2018, avançou nove posições ficando em 18º lugar, à frente de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. 

“Deveríamos avançar nada menos que 19 posições em apenas um ano e figurarmos na oitava colocação. Mas a STN adotou novos critérios, como ‘gestão da informação” e diminuiu a evolução natural que teríamos. Mas no próximo ranking estaremos entre os dez estados com melhor avaliação. A meta é estarmos entre os cinco melhores até o fim desta gestão”, comentou o secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire. 

O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi. A intenção da STN é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação. “Estamos felizes com os avanços conquistados pela contabilidade. Os critérios comuns avaliados em 2018 e 2019 demonstram melhoria significativa da nossa informação contábil e fiscal, mesmo sendo um dos únicos estados que não adotam um sistema contábil único. Os resultados obtidos são frutos de um trabalho árduo da equipe do órgão central de contabilidade”, destacou o contador geral do Estado, Flávio Rocha.

O controlador geral do Estado, Pedro Lopes, enfatiza que a evolução da contabilidade do Governo do RN decorreu diretamente do investimento no quadro de pessoal. 

“Recebemos o Governo com o serviço de contabilidade quase terceirizado, sem atenção por parte da gestão. A governadora Fátima Bezerra autorizou iniciarmos um diálogo com o Ministério Público de Contas para nomearmos contadores concursados, que foi acatado pelo TCE, e trouxemos um notório especialista em contabilidade pública para gerenciar a equipe, o contador geral do Estado, Flávio Rocha. E em pouco mais de um ano já colhemos resultados”, disse.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.