O Sindicato dos Estadual dos Trabalhadores em Educação no Ensino Superior (Sintest-RN) aprovou por unanimidade um indicativo de greve na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A assembleia geral para a deflagração está agendada para segunda-feira (11), às 9h, no Auditório da Reitoria. O motivo da paralisação é a reivindicação por reajuste salarial e nos auxílios.
Conforme declarado pelo Sintest, o Governo não cumpriu o plano de reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). A proposta encaminhada pelo Executivo consistia em um aumento de 9%, dividido em 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Os servidores argumentam que esse reajuste não está em consonância com os aumentos salariais concedidos a outras categorias.
As ações planejadas estão sob a orientação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), que endossa a greve caso não haja uma contraproposta que atenda às demandas da categoria.