BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Sufoco dos pequenos; leia o editorial do Agora RN desta sexta (29)
Redação
29/05/2020 | 03:17

“Aguente firme”, diz o anúncio na TV de um banco privado para animar os micro e pequenos empresários atingidos no coração pela pandemia do novo coronavírus.

Com imagens tocantes de empreendedores à frente de seus negócios, a versão para o rádio da mesma peça publicitária acrescenta no final uma advertência: crédito sujeito à aprovação.

Por mais que milhares de empreendedores do RN e milhões no Brasil sintam na pele os efeitos da pandemia, o fato é que a burocracia oficial, aliada à avaliação dos riscos bancários, freiam a chegada desse dinheiro na ponta.

O resultado é que, sem os recursos prometidos, os micro e pequenos empresários estão fechando as portas, entre ele, gente que tem negócios há anos, mas que não passam pelo pente fino das exigências de bancos tanto oficiais como privados.

Dos R$ 40 bilhões destinados ao Programa Emergencial de Suporte a Empregos, apenas R$ 1,6 bilhão chegou à ponta, segundo dados do Banco Central atualizados em 14 de maio.

Em outras palavras, apenas 4% do dinheiro foi liberado. Até uma semana atrás, 1,1 milhão de empregados em mais de 66 mil empresas haviam recebido o dinheiro do empréstimo. A meta original do governo era atingir 12 milhões de pessoas em 1,4 milhões de empresas.

Entre os que solicitaram empréstimos junto a bancos privados ou públicos, apenas 14,2% conseguiu acesso ao dinheiro. Desses, 60% teve o pedido negado, enquanto pouco mais de um quarto esperava uma resposta.

A mesma situação está longe de se repetir quando se trata das grandes empresas, tratadas com deferência recentemente pelo ministro Paulo Guedes, da Economia, num vídeo de uma reunião ministerial tornada público pelo ministro Celso de Melo, decano do Supremo Tribunal Federal.

Assim, estados como o Rio Grande do Norte, cujas micro e pequenas empresas representam 95% dos empregos, correm riscos de consequências deletérias.

A pergunta é: até quando.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.