BUSCAR
BUSCAR
Suárez é eleito craque do brasileirão do Bola de Prata
Vice-campeão pelo Grêmio, uruguaio encerra passagem pelo futebol brasileiro com troféu de destaque no prêmio do canal ESPN
Douglas Lemos
08/12/2023 | 07:19

Aos 36 anos e com inúmeros títulos na carreira, Luis Suárez não deixou sua passagem pelo Brasil passar em branco. Após chegar ao Grêmio como a contratação mais badalada do futebol brasileiro, o uruguaio correspondeu em campo, levou o tricolor gaúcho ao vice-campeonato, bateu o recorde de jogos em uma única temporada – foram 54 partidas – e levou dois troféus individuais: o prêmio Bola de Prata da ESPN e também o Bola de Ouro, também da ESPN, que coroou o atacante como o melhor atleta da competição.

Na seleção do Brasileirão realizada pelo prêmio, ele foi escolhido como atacante ao lado de Hulk. Durante a premiação, o uruguaio se emocionou e dedicou o prêmio à esposa e aos filhos. “Com quase 37 anos… O ano em que mais jogos tive na minha carreira… Mas também foi o ano em que fiquei mais longe da minha mulher e dos meus filhos. O prêmio é para eles, por todo sacrifício… todo sacrifício tem sua premiação. Obrigado a todos”, discursou em meio às lágrimas.

Na campanha pelo Brasileirão, Suárez marcou 17 gols e distribuiu 11 assistências, sendo o atleta que mais participou de gols no campeonato. Durante a partida de despedida pelo clube gaúcho, contra o Fluminense, no Maracanã, marcou dois: um driblando Fábio e outro em cobrança de pênalti de cavadinha. Fundamental para a vitória por 3 a 2 do tricolor gaúcho sobre o carioca e que levou o time de Porto Alegre ao vice-campeonato.

Durante o ano, chegou a marcar em partidas importantes. Em uma delas, um hat-trick na vitória contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, que chegou a dar esperanças aos gremistas na briga pelo título. Na ocasião, chegou a ser aplaudido por torcedores do Botafogo, em São Januário. Com a camisa do imortal, Luiz Suárez marcou 29 gols em 54 jogos. Na carreira, soma 554 gols e é o quarto maior artilheiro em atividade, atrás de Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.