BUSCAR
BUSCAR
Mobilidade urbana

STTU estuda ampliação do tempo da integração entre os ônibus de Natal

Secretaria informou que segue estudando possibilidades para permitir que o benefício funcione além de uma hora, intervalo de tempo atualmente em vigor
Redação
28/01/2021 | 07:40

O tempo limite de uma hora para fazer integração entre os ônibus de Natal pode ser ampliado, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). No entanto, a nova duração do benefício, que permite ao usuário pegar duas linhas diferentes do transporte público pagando uma passagem, ainda não foi definida.

A pasta informou à reportagem que segue “estudando” a possibilidade de viabilizar o projeto. Por isso, ainda não se sabe quando a proposta será colocada em prática. A única certeza até o momento é que a expansão do tempo será temporária, só enquanto a frota permanecer reduzida.

Em natal, greve começa com ônibus lotados, paradas cheias e engarrafamento
Transporte público em Natal foi afetado drasticamente durante pandemia - Foto: José Aldenir/Agora RN

Desde a instalação da pandemia do coronavírus na capital potiguar, o serviço foi impactado negativamente, com redução de frotas que geram, desde então, aglomerações nos ônibus e paradas.

Passageiros que precisam utilizar mais de uma linha relataram ao Agora RN que não estão conseguindo usufruir da integração em virtude da demora dos ônibus. Por efeito, o usuário acaba prejudicado, visto que terá que gastar o dobro para se locomover na cidade.

O retorno de 100% dos veículos que integram o sistema de transporte público da capital, inclusive, continua sem previsão, mesmo com o retorno às aulas presenciais na rede pública de ensino de Natal, marcada para o início de fevereiro.

De acordo com a STTU, o aumento de viagens depende do comportamento da demanda, que atualmente está em torno de 43%. A pasta, entretanto, afirmou acompanhar o desempenho a fim de observar a alta na demanda e, por consequência, a regularização da frota.

“A demanda, que mesmo com a reabertura do comércio, continua pouco acima dos 40% do que existia antes da pandemia, enquanto a frota tem variado na faixa de 70% existente antes da pandemia”, esclareceu a nota enviada pelo órgão responsável pelo trânsito ao Agora RN.

A STTU recebeu nesta quarta-feira 27 dos moradores de bairros da Zona Leste da cidade um abaixo-assinado que tem como finalidade pressionar a Prefeitura de Natal pelo retorno de linhas de ônibus que deixaram de circular em setembro do ano passado.

Os usuários de transporte coletivo reclamam da falta de opções de linhas e da lotação nos ônibus que ainda seguem rodando. A mudança brusca, inclusive, nas rotas dos ônibus que sobraram foi feita de forma nada transparente, sem aviso prévio aos usuários.

A ação é coordenada pelo vereador Eribaldo Medeiros (PSB). O parlamentar tem coletado assinaturas nos bairros das Rocas e Santos Reis e pretende apresentar o documento à STTU em breve.

“O povo precisa de transporte. Estamos lutando para encontrar uma solução. A participação nesse movimento é essencial para que possamos vencer essa pauta”, destacou o vereador.

A principal reivindicação dos moradores é o retorno da linha 48, que ligava Brasília Teimosa, nas Rocas, ao bairro do Alecrim via Nova Descoberta. Essa linha foi desativada pela STTU em setembro de 2020 dentro de uma reestruturação do transporte coletivo por causa da redução da demanda durante a pandemia da Covid-19.

Uma nova linha foi colocada no lugar, mas com itinerário diferente, diminuindo a oferta para Brasília Teimosa. O terminal da comunidade ficou sem funcionar.

Frota segue reduzida e mudanças em linhas continuam valendo

As mudanças nas linhas de ônibus feitas em setembro pela STTU continuam valendo. Uma decisão da Justiça de novembro do ano passado chegou a determinar o retorno das linhas desativadas, mas as empresas de ônibus conseguiram manter o novo desenho em um recurso.

Nessa mesma ação, as empresas de ônibus também obtiveram decisão favorável para continuar operando com a frota reduzida durante a pandemia da Covid-19.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial
60% brasileiros acreditam que IA traz maior expectativa de ganhos
16/01/2025 às 17:36
Idoso é enganado em ‘golpe do amor’ e perde cerca de R$ 2 milhões
Polícia cumpre mandados e prende suspeitos em operação contra grupo criminoso
03/12/2024 às 19:35
Enem 2024: 4,3 milhões de inscritos farão provas em 3 e 10 de novembro
Número supera em quase 10% o total de inscritos na edição de 2023
24/10/2024 às 09:26
Convenção Summer Sales chega a Natal para impulsionar negócios nesta terça 15
Evento reúne especialistas em estratégias de vendas e lança best-seller, com networking e troca de experiências para empresários e profissionais do setor
14/10/2024 às 18:17
Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9
Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, as ofertas feitas pelos bancos não atendem às necessidades dos trabalhadores
09/09/2024 às 08:24
Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46