O policial civil Rodrigo Vasconcellos Nascimento, ferido durante a Operação Contenção no Complexo do Alemão e da Penha, morreu na madrugada deste sábado (22) no Hospital Copa d’Or, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele havia sido atingido por um disparo de fuzil na região do abdômen, no dia 28 de outubro, enquanto atuava na serra da Misericórdia, no Complexo da Penha.
Rodrigo era lotado na 39ª DP, na Pavuna, e chegou a apresentar melhora nos últimos dias, inclusive conseguindo sentar na cama, após campanha do Hemorio por doações de sangue em seu nome. A morte inesperada gerou grande comoção entre colegas e autoridades.

O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, lamentou a perda e lembrou que esteve com o policial no último domingo (16). Segundo ele, Rodrigo demonstrava melhora e estava animado com a evolução do quadro.
O governador Cláudio Castro também se manifestou, afirmando que recebeu a notícia com pesar e reforçando o compromisso de continuar o enfrentamento ao crime organizado no estado.
Com a morte de Rodrigo, o total de vítimas da Operação Contenção chega a 122, incluindo cinco policiais, sendo três civis e dois militares do Bope.