A nona edição do Festival Literário da Pipa (FliPipa) acontece de 30 de outubro a 1º de novembro na praia da Pipa, em Tibau do Sul, litoral Sul do Rio Grande do Norte, com programação gratuita que inclui lançamentos de livros, editoras, sebos, oficinas e mostra de cinema ambiental.
A programação foi apresentada nesta segunda-feira 6, na sede da Fundação Hélio Galvão, e confirmou a participação de Sidarta Ribeiro, Paulo Betti, Mário Magalhães, Tiganá Santana e Pedro Luís.

O tema deste ano será “Memória em Movimento”, abordando o Romanceiro Ibérico, memórias, ancestralidades e literatura indígena.
A Praça do Pescador receberá debates, oficinas, palestras e ações educacionais e ambientais com acesso gratuito, além de sessões de autógrafos, Feira de Livros e lançamentos da Cooperativa Cultural da UFRN, com a participação de sebos, editoras e ações do Sesc.
A programação se estenderá a hotéis e restaurantes que se tornarão espaços culturais, incluindo Pipa Lagoa, Sun Bay, Bicho Preguiça, Calígula, Macoco Cozinha Artesanal e Athenas Creperia.
Além dos escritores, o festival terá aulas-espetáculo com os violeiros Felipe Pereira e Helanio Moreira, e músicos Carlos Zens, Chico Bethoven e Gilberto Cabral.
Entre os lançamentos de livros, estão:
Sexta-feira, 31 de outubro
- “Você está deixando a sua vida para depois?” de Natthalia Paccola, às 18h, no Espaço Calígula Restaurante e Pizzaria
- “ABC-Trava-línguas” de Deth Hart, às 20h, no Espaço Calígula, com abertura dos Coletivos Zila Mamede e Nísia Floresta
Sábado, 1º de novembro
- “Alternâncias” (poesia) e “Au revoir, mon ami!” (novela), de Júlio Rosado, às 17h, no Espaço Athenas Restaurante e Creperia
- “Meninas de Campos” de Eloísa Paranhos, às 20h, no mesmo espaço
O festival contará com a participação de editoras e sebos:
- Cooperativa Cultural Universitária, Editora da UFRN e Editora do IFRN – das 16h às 22h, dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, no primeiro piso da Praça do Pescador
- Sebo Vermelho, Sebo Gajeiro e Seburubu – das 16h às 22h, nos mesmos dias, na Avenida Baia dos Golfinhos, próximo à Praça do Pescador
A Mostra de Cinema Ambiental será realizada no Parque Mata da Pipa, nos dias 30 e 31 de outubro, com exibição dos filmes:
- Mukunã – aprendiz de pajé (Rodrigo Sena, 28 min)
- Akaîutĩ (Kaline Cassiano, JP Mello e Sylara Silvério, 17 min)
- Diálogos Indígenas do Nosso Tempo (Gustavo Guedes)
Também será realizada Oficina de Introdução ao Audiovisual com o Celular nos dias 30 e 31 de outubro, voltada para estudantes de escolas públicas, com carga horária de 6 horas, ministrada por Vandre Arcanjo das 9h às 12h no Parque Mata da Pipa.
O FliPipa 2025 integra atividades literárias, culturais e ambientais, com foco em memórias, ancestralidades e narrativa indígena e afrodescendente.