BUSCAR
BUSCAR
Caso raro
Siameses nascem com três braços, duas cabeças e dois corações
Caso é raro e, segundo médico, a condição dos bebês permanece incerta, especialmente nos primeiros dias
Metrópoles
31/03/2022 | 13:37

Uma mulher indiana deu à luz gêmeos siameses com duas cabeças, três braços e dois corações, na última segunda-feira (28/3), no estado de Madhya Pradesh.

De acordo com a imprensa local, Shaheen Khan e o marido, Sohail, esperavam por gêmeos, mas não imaginavam que eles seriam siameses, compartilhando o mesmo corpo. Os bebês têm corações independentes. A terceira mão ficou localizada na parte de trás do corpo, entre as duas faces.

A condição rara, na qual gêmeos dividem o mesmo torso, é conhecida como parapagus dicefálico e acomete apenas 11% dos casos de gêmeos siameses, de acordo com uma revisão histórica feita pelo Journal of Pediatric Surgery. Até mesmo os médicos ficaram surpresos com o caso.

Os gêmeos foram transferidos para o Maharaja Yeshwantrao Hospital, em Indore, uma cidade vizinha com melhores condições de atender o caso. Seguem em observação médica em uma unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal.

“Esses tipos de casos são raros e a condição dos bebês permanece incerta, especialmente nos primeiros dias. Por isso, nós os mantivemos sob observação. Não planejamos nenhuma cirurgia no paciente”, disse o médico Lahoti.

Um caso semelhante foi registrado na Índia em 2019, quando Babita Ahirwar e Jaswant Singh Ahirwa tiveram gêmeos siameses que compartilhavam os mesmos órgãos internos, incluindo um só coração, porém com duas cabeças separadas e três mãos, sendo que uma delas tinha duas palmas coladas uma à outra.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.