BUSCAR
BUSCAR
Meio Ambiente

Senai/RN promove discussão sobre mobilidade urbana e elétrica sustentável

Em parceria com empresa alemã, entidade vai debater iniciativas de sucesso no país europeu e como aplicá-las no Rio Grande do Norte
Redação
26/09/2023 | 07:00

Fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (Senai/RN) e a empresa alemã bbw gGmbh, braço do grupo bbw, um dos principais em formação e qualificação profissional da Alemanha, Natal vai sediar a conferência “Mobilidade Urbana e Mobilidade Elétrica no Brasil”, na próxima segunda-feira 2, na Casa da Indústria, sede da Fiern, a partir das 14h.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla. A expectativa do Senai é atrair especialistas, pesquisadores, gestores públicos, representantes de empresas, estudantes e demais interessados no tema. Serão quatro horas de discussões junto a especialistas do país europeu sobre o planejamento das cidades na área.

Mobilidade urbana é tema central de conferência. Foto: José Aldenir/Agora RN
Debate sobre mobilidade urbana acontece na Casa da Indústria. Foto: José Aldenir/Agora RN

A programação posiciona a mobilidade como estratégia chave para que os espaços urbanos sejam bem utilizados, seguros e atendam as necessidades da população. Experiências bem-sucedidas na Alemanha serão apresentadas em diversas palestras. O diretor de Planejamento de Trânsito da cidade de Nuremberg, Frank Juelich, falará sobre os principais desafios de mobilidade urbana.

Já a gestora de Eletromobilidade da cidade de Munique, Pia Fuchs, dará sequência à discussão com a palestra voltada ao meio ambiente, “Como a mobilidade sem emissões está mudando a comunidade”. Daniel Wolpert, co-fundador e diretor executivo da Wikimove, da Alemanha, apresenta em seguida “Como as cidades podem liderar a transição para a mobilidade como serviço”.

Já o diretor do Instituto de Promoção da Eletromobilidade – IFEU, Thomas Scharpf, fecha a programação levantando a questão: “O futuro da mobilidade será, verdadeiramente, elétrico?”. Para a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do Senai/RN, Amora Vieira, as conexões entre Brasil e Alemanha trazem para o RN uma excelente oportunidade de debater o tema.

“A realização do evento com especialistas e gestores da Alemanha para conduzir estes temas e abordar como pensam, planejam e executam as estratégias de mobilidade, será um momento de perceber como ela impacta a vida das pessoas e como é possível e exequível executar um plano”, acrescenta a executiva.

Este é o segundo evento que o Senai/RN promove em parceria com a Alemanha envolvendo discussões em mobilidade urbana. Em agosto do ano passado, a pauta foi discutida no Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos, realizado também na Casa da Indústria.

Natal vai sediar 5ª Conferência Brasileira de Mudança do Clima na próxima semana

O Rio Grande do Norte, líder nacional na produção de energias renováveis, assume o protagonismo das iniciativas para estabelecer a transição energética. O estado foi escolhido para sediar a 5ª Conferência Brasileira de Mudança do Clima – CBMC. O evento acontece de 4 a 6 de outubro, no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Idema.

O evento promove o encontro e a conexão entre os diversos atores, através de um processo colaborativo de construção de conteúdo, resultando na formulação de compromissos comuns que têm por objetivo influenciar o protagonismo da agenda de clima.
A Conferência contará com especialistas de renome nacionais para debater diversos temas, entre eles: De que maneira a agenda de clima pode ser compreendida em sua complexidade?; Como podemos promover uma agenda ambiental que integre a promoção de direitos humanos e uma governança transversal e integrada?.

Segundo a coordenadora de projetos em Meio Ambiente do Instituto Ethos, Marina Esteves, a CBMC tem como um dos objetivos indicar caminhos para a tomada de decisão, em seus mais diversos âmbitos. “Sabemos que os eventos climáticos impactam de maneiras diversas as populações humanas e estão sujeitas a recortes de classe, raça e gênero. Pautada pelas Diretrizes para a Ação e Ambição Climática, a 5ª CBMC busca mostrar caminhos interdisciplinares para o enfrentamento à crise climática”, destacou.

Com a primeira edição realizada em 2019, na cidade do Recife, a CBMC é um encontro anual e apartidário que reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, comunidade científica e os setores público e privado.

Um dos principais objetivos da Conferência é estimular a discussão sobre clima a ser central na tomada de decisão e, ao mesmo tempo, descentralizada em suas ações, contemplando as diferentes vozes, territórios e modos de vida. Os questionamentos apresentados pela CBMC movem o coletivo de organizações, pensando novos caminhos para a descarbonização e comprometimento dos diferentes atores sociais.