BUSCAR
BUSCAR
Luto
Semsur prevê abrir 1 mil novas vagas para sepultamentos em Natal apenas em 2021
Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estuda verticalizar o Cemitério do Bom Pastor II, na Zona Oeste, para a construção de mil novas vagas apenas no próximo ano; Natal não tem mais áreas disponíveis para enterrar pessoas em cemitérios públicos
Redação
03/06/2020 | 05:00

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) prevê abrir novas vagas para cemitérios de Natal apenas em 2021. Atualmente, os oito cemitérios públicos de Natal não possuem novas vagas.

Hoje, caso uma pessoa faleça e precise de um túmulo público, ela só poderá ser enterrada em vagas já existentes, nos jazigos familiares; ou em vagas provisórias, onde a pessoa é sepultada e, após um período, é exumada e transferida.

Desde o ano passado, o secretário da pasta, Irapoã Nóbrega, com a equipe de Cemitérios, deu início a um estudo para a verticalização de túmulos.
De todos os cemitérios da cidade, o Bom Pastor II tem terreno construível, onde pode ser suficiente para a construção de mil novas vagas verticais. Esse número é apontado pela secretaria como suficiente para desafogar o sistema por até dois anos.

O projeto segue sendo estudado e analisado, visando a estruturação e licitação. A Semsur espera que a licitação aconteça até o final de 2020. Com isso, a construção será inicia apenas em 2021.

inda segundo assessoria da Semsur, no que se refere à Covid-19, a situação ainda não preocupa, pois atualmente existe em contrato da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Grupo Vila, realizado exclusivamente para suprir as demandas do coronavírus na cidade. O contrato estipula que sejam feitos 350 sepultamentos e 150 cremações.

Dados

No último mês, o total de enterros em cemitérios públicos em Natal foi de 246, segundo dados da Semsur. Destes, 60 foram motivados pela Covid-19, distribuídos nos cemitérios de Alecrim, Bom Pastor I e II, Nova Descoberta, Ponta Negra, Igapó e Redinha.

A média de enterros em 2019 foi de 171 por mês e, respectivamente no mês de maio, aconteceram 174 enterros, tendo 72 a mais em 2020.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.