12/09/2023 | 11:40
O secretário municipal de Infraestrutura de Natal (Seinfra), Carlson Gomes, questionou a forma de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em relação ao bloqueio parcial da Ponte de Igapó, que foi anunciado na última sexta-feira 8.
Segundo Gomes, em entrevista nesta terça-feira 12 ao Jornal da Cidade, da 94 FM, a Prefeitura havia mantido uma comunicação regular com o órgão para que a revitalização da ponte acontecesse durante o período da obra na Avenida Felizardo Moura, mas isso acabou não acontecendo. Para o titular da pasta, o planejamento em conjunto causaria menos prejuízo à população.
“Não recebemos nada oficialmente. Tomamos conhecimento pela imprensa com uma nota de dois parágrafos informando da interdição, que seria ontem [segunda-feira 11]. Agora, desde outubro [do ano passado] que a Seinfra e a Prefeitura de Natal têm mandado ofícios para o DNIT. Tive reunião com o superintendente anterior, Dr. Eider Rocha, e agora com Getúlio Batista, solicitando que agilizasse esse serviço”, disse Gomes.
O secretário também revelou que, até a data prevista para o bloqueio da Ponte no sentido Zona Norte/Centro na segunda-feira 11, nem mesmo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) havia sido oficialmente notificada para auxiliar no gerenciamento do trânsito. “Eu tenho informação também da STTU que não tinha sido comunicada oficialmente sobre esse bloqueio, até para que a gente faça um cronograma”.
A STTU emitiu uma nota em que enfatizou que a Ponte de Igapó está sob a responsabilidade do DNIT e fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e que não tem competência sobre a interdição. A STTU, no entanto, se comprometeu a prestar apoio nas interdições das obras da Avenida Felizardo Moura e afirmou que qualquer nova interdição dentro de sua jurisdição seria comunicada previamente à população.
A reportagem do AGORA RN esteve na Ponte de Igapó na manhã de segunda-feira 11 e conversou com os agentes de trânsito da pasta, que comunicaram que não haviam sido informados sobre o bloqueio.
De acordo com o DNIT, a interdição temporária visa garantir a segurança dos usuários da rodovia e é necessária para manutenção na ponte. “O DNIT ressalta que o trecho estará sinalizado com placas, cones e outros dispositivos de sinalização, alertando para a interdição”, afirma o órgão, em nota.
Bloqueio da Ponte de Igapó deve começar nesta terça-feira 12
O DNIT informou, através de nota oficial, que por problemas de logística da empresa contratada a interdição da Ponte de Igapó, sentido Zona Norte/Centro, prevista para segunda 11, foi adiada para esta terça 12, às 14h. “O órgão esclarece que ontem foram instalados os equipamentos de segurança para garantir a seguridade dos usuários e solicita a colaboração dos motoristas no sentido de atentar para a sinalização de obras, a fim de manter a segurança na trafegabilidade da via”.
