BUSCAR
BUSCAR
Ensino

Secretário de Educação não vai solicitar adiamento do Enem no RN

Pasta leva em consideração a promessa do Inep, que garantiu assegurar condições necessárias de segurança sanitária para os potiguares
Redação
14/01/2021 | 06:45

Mesmo com o grande debate acerca da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo 17, em razão do aumento dos casos de Covid-19 em meio à pandemia da, o Secretário de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques Ferreira, afirmou ao Agora RN que não pretende solicitar o adiamento da prova no estado.

De acordo com o secretário, a pasta leva em consideração a promessa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, que garantiu que vai assegurar as condições necessárias de segurança sanitária para os estudantes potiguares inscritos.

A uma semana da prova, saiba tudo sobre como vai funcionar o enem 2020
Provas do Enem estão marcadas para acontecer nos próximos dias 17 e 24 de janeiro, presencialmente - Foto: Inep

“Embora a pasta enxergue que o risco da pandemia não esteja apenas concentrado no local de prova, mas inicie desde o deslocamento dos alunos, o Inep assegurou que garantiria a segurança sanitária para os estudantes. Confiamos nisso”, afirmou.

Nesta terça-feira 12, a Justiça Federal negou o pedido feito pela Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF) para alterar as datas do Enem, mas indicou que os governos locais podem barrar a realização do exame considerando a situação da pandemia em seus municípios. Nesses casos, os governos locais poderiam pedir a reaplicação e o Inep teria a obrigação de oferecer a prova em outra data.

A realização do Enem 2020 colocará 5,78 milhões de candidatos em circulação. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. O balanço com número de cidades que terão Enem só será divulgado após a aplicação, segundo o Inep. Em relação aos estados, SP é o que tem o maior número de inscritos (910.482), seguido por MG (577.227) e BA (446.978). Os estados com menor número de inscritos são RR (16.897), AC (41.841) e AP (47.279).

Originalmente, o exame seria feito em novembro, mas foi adiado devido à pandemia. Com o aumento no número de casos de transmissão no país, entidades estudantis e a Defensoria Pública da União pediram um novo adiamento da prova. O texto da decisão da Justiça cita que a pandemia varia em cada região do país e que fica a cargo das autoridades sanitárias locais decidirem se há segurança para a realização da prova.

#AdiaEnem

Recentemente, o movimento “#AdiaEnem” ganhou força nas redes sociais. Estudantes pedem o adiamento das provas devido ao aumento dos casos confirmados de Covid-19 nas últimas semanas. Os internautas lembraram a morte do diretor responsável pela execução do exame, o general Carlos Roberto Pinto de Souza, de 59 anos, que foi mais uma vítima da doença.

A maioria dos comentários nas redes sociais pede o adiamento. Emerson Damasceno, por exemplo, escreveu no Twitter: “Espero que o Judiciário – seja via TRF, STJ ou STF – determine, a tempo, novo adiamento da realização do #Enem2021. Estudantes e seus familiares não merecem esse risco. Menos ainda estudantes com deficiência e do grupo de risco”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Projeto aborda mudanças climáticas com estudantes de escola municipal de Natal
Projeto de Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas levou estudantes natalenses para o Parque da Cidade, nessa terça 23, para compreender melhor a pauta ambientalista
24/04/2024 às 16:23
Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
Documento apresenta 25 “exigências e urgências” do movimento
23/04/2024 às 19:07
Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.