BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Com Covid em queda, hospitais públicos do RN voltarão a fazer cirurgias eletivas
Decisão levou em consideração a queda de casos confirmados e óbitos por Covid-19 no estado. Procedimentos estavam suspensos desde março
Redação
07/09/2020 | 09:01

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) neste sábado (5) autorizou os hospitais públicos estaduais a reiniciarem o agendamento e a realização das cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte. Tais procedimentos estavam suspensos desde março por causa da pandemia do novo coronavírus.

A decisão considerou a diminuição do número de casos confirmados e óbitos pela Covid-19. “É importante reforçar que o processo de retomada está sendo realizado com o cuidado e atenção devida ao comportamento da pandemia no RN. Assim, com a redução do número de casos de coronavírus e a necessidade da rede de assistência em saúde em dar continuidade às cirurgias e procedimentos eletivos para a população, retomaremos a partir deste mês de setembro as cirurgias”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia.

As unidades hospitalares deverão estabelecer medidas de gestão que possibilitem a organização de fluxos e processos internos que possam garantir a segurança para a realização das cirurgias eletivas.

Por causa da pandemia, se algum paciente apresentar febre ou sintomas respiratórios ao se internar para a cirurgia eletiva, o procedimento deverá ser suspenso e o hospital realizará um novo agendamento.

Os hospitais deverão manter inalterados o atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, respeitando o número de leitos hospitalares atualmente destinados ao enfrentamento da pandemia. A portaria prevê ainda que a realização das cirurgias eletivas pode ser suspensa novamente caso o cenário da pandemia se torne desfavorável.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.