05/03/2023 | 10:23
Há ainda quem torce o nariz, mas a tecnologia digital veio para ficar e já é uma realidade mundo afora. Diferente do que alguns ainda possam pensar, esse cenário de transformação digital e de evolução constante da tecnologia é propício ao desenvolvimento dos pequenos negócios. Com inteligência artificial, é possível fazer mais com menos.
Essa é a visão do especialista em negócios e inovação Arthur Igreja, que é colunista na Rádio CBN e palestrante em mais de 150 eventos por ano, como o TEDx, no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul. É autor do best-seller sobre inovação ”Conveniência é o nome do Negócio” e co-fundador da plataforma AAA Inovação com Ricardo Amorim.
Arthur Igreja ministrou palestra na Feira do Empreendedor 2023, tendo como foco a transformação digital e a inovação disruptiva. A ASN-RN conversou com o palestrante sobre esses temas na entrevista a seguir.
ASN – Que novidades e tendências nessa área é possível destacar para os empreendedores, sobretudo aqueles que são donos de pequenas empresas?
Arthur Igreja – Primeiramente, gostaria de dizer que é um prazer enorme poder estar em Natal, nesse super evento. O que tem mais chamado atenção, que é destaque número um, é a inteligência artificial. Todo mundo está falando, com a chegada do Chat GPT e de toda essa geração de ferramentas usando inteligência artificial.
ASN – Como essa tecnologia pode afetar as pequenas empresas?
Os empreendedores e todos os pequenos negócios também podem usar esse tipo de ferramenta, que é absolutamente acessível. Vemos que essas coisas estão ficando cada vez mais fáceis, mais acessíveis, e tem muita gente usando. Isso é muito bacana, pois ajuda no aumento de produtividade. Você consegue fazer mais com menos – o que é uma boa notícia para os pequenos negócios porque você tem ali muita escassez de tempo, de recursos e de pessoas. Com essas ferramentas, você consegue alavancar um negócio com menos recursos. E isso para o pequeno empreendedor é muito importante.
ASN – Que recomendação o senhor dá para quem está planejando abrir um negócio ou uma startup?
Arthur Igreja –Sempre buscar muita capacitação e participar de eventos como esse [Feira do Empreendedor] porque esse é o espaço, onde a pessoa vai poder entender o que está acontecendo [no mercado], trocar ideia com outros empreendedores e procurar o Sebrae, que tem tantos programas, tem tanta coisa acontecendo no Sebrae sempre. Por isso, eu digo: busque ajuda. [Empreender] não precisa ser uma jornada solitária. É uma jornada única a do empreendedor. Cada negócio é um negócio. Mas não quer dizer que precisa ser uma jornada solitária.
ASN – Na sua opinião, a transformação digital já é uma realidade no país?
Arthur Igreja – Com certeza. Não tenho dúvidas, pelo seguinte argumento: se o consumidor já está muito digital, então o negócio precisa estar digital para poder atender a esse cliente. Vemos isso em diferentes graus, em alguns negócios mais e em outros menos, mas é uma realidade, sim.
ASN – O que é preciso fazer para se destacar nesse mercado tão volátil e competitivo?
Arthur Igreja – Capacitação. É preciso basicamente duas coisas. O empreendedor tem que se capacitar, ser um empreendedor melhor para aumentar as suas chances. A segunda coisa é estar muito perto das pessoas, tanto do time da empresa quanto do consumidor. Entender o cliente, que dá muita dica para qualquer negócio. Alguns negócios o escutam e outros não. Tem de estar muito perto das pessoas para entender as tendências de fato.
ASN – E não esquecer da inovação…
Arthur Igreja – O tempo todo. É isso que está acontecendo. Você pega uma ferramenta, como é o caso do Chat GPT, lançado no final de novembro, e está mudando completamente os negócios. E olha que só estamos no começo de março. Uma tendência que surgiu em novembro e já está impactando um número enorme de empresas. Essas coisas estão acontecendo no espaço de semanas. Se o consumidor já está muito digital, então o negócio precisa estar digital para poder atender a esse cliente. Vemos isso em diferentes graus, em alguns negócios mais e em outros menos, mas é uma realidade
ASN – Essas novas tecnologias têm forte aderência entre jovens empreendedores e consumidores, porém, percebe-se que os mais tradicionais enfrentam uma certa resistência. Qual o caminho ideal?
Arthur Igreja –Toda empresa tem de perceber que não é uma escolha. Não é A ou B, e sim A mais B. Ela tem que estar preparada para ter canais e formas de atendimento a todo tipo de público. Acho que isso é importante. A partir do momento que uma empresa fica muito analógica, ela está perdendo uma parte do público, que é mais digital. Por outro lado, se ela ficar excessivamente digital, também vai perder uma parte do público que não é tão interessada em tecnologia. Ou seja, o desafio é ter amplitude, conseguir acolher todos da melhor forma possível. Há empresas que acabam perdendo isso, o que é uma grande pena.