Mossoró é a segunda maior cidade do Estado, com 264 mil habitantes. É importante para a economia do RN. A partir de lá, frutas vão para o mundo inteiro; o sal abastece 95% dos lares brasileiros; e sai a a maior produção em terra de petróleo do Brasil.
Mas a água… ah, a água. Grupos, rodas de conversas, blogs e portais de Mossoró são unânimes em reclamar da precariedade do serviço da Caern na cidade. Todos os bairros sofrem com falta e irregularidade no abastecimento. E o pior: a conta chega no fim do mês como se tivesse água todos os dias.
Sei que esse problema não é de hoje, é quase crônico. Assim como o problema do Terminal Rodoviário, outro calo para os governos. Mas, não adianta empurrar com a barriga.
Como falei no início, Mossoró não é qualquer cidade e tem que ser tratada como tal. É preciso um olhar especial para as questões que afetam a vida das pessoas como água.
Sem falar nas escolas estaduais. Muitas delas são prédios lindos, mas abandonados. Já passou da hora de resolver esses problemas. Seria um grande feito para a governadora professora Fátima Bezerra.
Neófito tucano
O ninho tucano potiguar no RN ganha mais um prefeito: Arthur Teixeira, de Guamaré. Ele deixará o PSB para organizar o PSDB de Ezequiel Ferreira de Souza no município. Arthur Teixeira chegou a Ezequiel pelo ex-prefeito Hélio Miranda, que é do MDB, partido presidido pelo vice-governador Walter Alves, parceiro político de Ezequiel. Dessa forma, podemos dizer que está “tudo em casa”. PSDB e MDB estiveram juntos e misturados nas eleições de 2022 e prometem repetir a parceria nas eleições municipais de 2024. Mas o foco mesmo é na disputa de 2026. A ideia é uma dobradinha com Walter para governador e Ezequiel para senador em uma das duas vagas.
Situação de emergência
A Prefeitura do Natal decretou situação de emergência pelo prazo de 90 dias em razão das chuvas intensas que afetaram diversas partes da cidade desde segunda-feira 27. O decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias foi publicado nesta terça-feira 28 no Diário Oficial do Município. Para o decreto, a prefeitura considerou o transbordamento de lagoas de captação, imóveis alagados com perdas de móveis pelos moradores, crateras abertas pela cidade, pequenos deslizamentos em encostas, quedas de árvores e casas em situações de risco de desabamento. O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, confirmou que o Governo Lula vai reconhecer sumariamente o decreto de emergência em Natal e ajudar o prefeito Álvaro Dias no que foi preciso. O ministro colocou sua equipe à disposição de Natal para ajudar na resolução dos impactos causados.
Prestação de contas
A secretária de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, esteve presente na segunda-feira 27 na última reunião do ano da Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal. Ela fez uma explanação do que foi realizado desde que ela assumiu – 10 de fevereiro –, mostrando as principais ações em feiras, workshops, roadshows, feiras nacionais e internacionais para “vender” o destino Natal.
Aposta
O Governo Federal já faz contas e acredita que terá pelo menos 52 votos a favor da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF). O placar já faz parte da roda de conversas e apostas no Congresso Nacional. Um grupo de parlamentares fez um bolão para ver quem vai acertar o placar. O mínimo necessário para uma aprovação no plenário é de 41 votos.
Lounge Nota Potiguar
Montado dentro da estrutura do Carnatal, o Lounge Nota Potiguar liberou as reservas de vouchers para usuários que desejam aproveitar o melhor da micareta em um espaço privilegiado. Para o Carnatal deste ano, serão disponibilizados ao todo 7.500 vouchers, que poderão ser trocados pelos abadás, com pontos acumulados no aplicativo.