BUSCAR
BUSCAR
Esportes

Santa Cruz e Barra decidem a Série D a partir deste sábado

Quase 100 anos dividem as histórias do time pernambucano e do catarinense
Redação
27/09/2025 | 05:05

Duas escolas antagônicas decidirão o título do Brasileirão da série D a partir deste sábado 27: de um lado o futebol raiz, representado pelo Santa Cruz-PE, e do outro, o futebol moderno, retratado pelo Barra-SC. O primeiro capítulo desta história será escrito na Arena Pernambuco, a partir das 17h, com a promessa de casa lotada pela massa Coral.

Os dois clubes que disputam o título já subiram à Série C, assim como Maranhão e Inter de Limeira.

image
Santa Cruz e Barra decidem a Série D a partir deste sábado - Foto:

Quase 100 anos dividem as histórias de Santa Cruz e Barra. O clube pernambucano, fundado em 1914, é conhecido pelo fanatismo de sua torcida e a magnitude seu estádio, o Arruda, que já recebeu públicos superiores a 60 mil pessoas.

Um dos clubes mais tradicionais do Nordeste, o Santa Cruz teve lugar cativo na elite do futebol nacional por anos e soma 48 títulos no futebol profissional, incluindo um Campeonato Brasileiro da Série C (em 2013).

Na D, a melhor campanha foi um vice-campeonato, em 2011. No âmbito regional, seu maior título é a Copa do Nordeste de 2016, último troféu levantado pelo Santa Cruz – e razão pela qual a conquista desta Série D vale tanto para o torcedor Coral.

O Barra é o “caçula” da Série D. Depois de estrear com uma campanha discreta em 2024, terminando em penúltimo do Grupo A8, o clube fundado em 2013 voltou à Série D em 2025 por causa da campanha no Campeonato Catarinense do ano passado.

Com o acesso garantido, o Barra corre atrás de seu primeiro título nacional – por enquanto sua sala de troféus conta apenas com o Catarinense da 2ª Divisão. Um dos trunfos é o fato de decidir em casa a final, na Arena Barra, privilégio conquistado pela melhor campanha na competição.