BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Samu animal e hospital veterinário: veja as propostas de Josy Protetora
Candidata do PSOL a vereadora de Natal, Josy Protetora propõe serviço de emergência para atender casos de politrauma, como acidentes, e urgências, a exemplos dos partos, em animais
Redação
28/10/2020 | 05:21

Já imaginou presenciar o atropelamento de um gato ou cachorro e, para ajudar no socorro do animal, poder ligar para o Samu? A ideia é viável, segundo a candidata a vereadora de Natal Josy Protetora (PSOL), que tem a causa animal como principal bandeira de sua candidatura.

“Cuidar da pauta animal é também cuidar do humano. É questão de saúde pública. Há emendas parlamentares para isso. Precisamos entender que o bem estar deles está diretamente relacionado com o nosso”, explica.

O projeto que Josy pretende levar para discussão na Câmara Municipal de Natal, caso seja eleita, é inspirado no Samu já existente, destinado aos humanos. Ele servirá para atender casos de politrauma, como acidentes, e urgências, a exemplos dos partos.

Para tanto, a candidata acredita que é necessário investir na construção de um hospital público veterinário, que recepcione e atenda os casos socorridos pelo “Samu animal”.

Josy, que há 15 anos atua na militância da proteção animal, defende que é dever do Estado desenvolver políticas públicas de proteção aos animais, já que eles fazem parte do campo social. “Eu sempre visitei a Câmara de Natal e acompanhava de perto as discussões. Percebi a ausência de parlamentares que olhassem para os animais, de alguém que defenda a causa”, comenta.

Em 2019, foi apresentado na Casa apenas um projeto de lei sobre a causa animal no Legislativo Municipal de Natal. A matéria institui abril como mês da prevenção à crueldade contra animais.

A causa animal, inclusive, tem pautado cada vez mais a agenda de candidatos por todo o País, mas o número de aspirantes a cargos públicos que defendem o tema ainda é baixo. Para mudar essa realidade, Josy quer fazer do seu mandato um lugar de debate sobre o assunto.

“Ainda acredito no ser humano e que as pessoas podem respeitar os animais. Ter um olhar sensível com os indefesos é expressão de humanidade”, finaliza.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.