BUSCAR
BUSCAR
Previsão
Saiba quando a Fiocruz deve entregar vacina 100% brasileira
Anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao lado da presidente da fundação, Nísia Trindade
R7
09/04/2021 | 15:28

Em pouco mais de quatro meses, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) não fornece mais depender da importação de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) para produzir vacinas contra covid-19.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira 9 pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao lado da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

“Hoje eu vi aqui a produção do IFA nacional. Em breve, acredito que no mês de agosto, já tenhamos IFA produzido na Fiocruz. Isso representa uma conquista excepcional, a autonomia do Brasil na produção de IFA, dispensa a necessidade de importação desse insumo para que a Fiocruz possa produzir vacinas “, afirmou o ministro.

Embora já haja produção da matéria-prima da vacina, a Fiocruz ainda não tem condições de fornecer imunizantes 100% nacionais ao Ministério da Saúde, saliente Nísia.

“Vamos já estar com nossa planta, com certeza, certificada em maio para essa parte de produção. Mas do IFA até as doses chegarem ao programa, será todo todo um percurso de validações pela Anvisa. Então, essas doses, nós esperamos que já escolhidos no Programa Nacional de Imunizações a partir de setembro, essas com IFA nacional. “

Até lá, a Fiocruz depende da chegada de IFA de uma fábrica parceira da AstraZeneca na China, a WuXi Biologics. No entanto, como remessas vindas da Ásia têm sofrido atrasos, o que compromete o cronograma brasileiro.

Ainda haverá necessidade de uma alteração no registro junto à Anvisa para incluir a planta da Fiocruz como ingrediente de ingrediente farmacêutico ativo.

Mesmo com IFA importado, entidade mantém o cronograma de entrega 100,4 milhões de doses de vacinas ao Ministério da Saúde até julho.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.