BUSCAR
BUSCAR
Vacinação

Saiba onde e quando atualizar vacinas de crianças e adolescentes no RN

Campanha de Multivacinação começa nesta segunda-feira e segue até 31 de outubro, com Dia D marcado para 18 de outubro
Redação
06/10/2025 | 16:33

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia nesta segunda-feira 6, em parceria com os municípios potiguares, a Campanha de Multivacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde.

A campanha segue até 31 de outubro e tem como objetivo atualizar o Calendário Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Todas as vacinas previstas para essa faixa etária estarão disponíveis nos postos de saúde. O Dia D de mobilização será realizado no sábado, 18 de outubro.

Centro Nacional de Vacinas será o primeiro complexo nacional usado para pesquisas e fabricação de insumos farmacêutico / Foto: Agência Brasil
Campanha de Multivacinação no RN segue até 31 de outubro, com vacinas para crianças, adolescentes e algumas doses para adultos. - Foto: Agência Brasil

Entre as ações desta primeira semana, a Sesap firmou parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria de Saúde de Natal. A vacinação ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro, terça e quarta-feira, durante a Mostra de Profissões da UFRN, realizada no Centro de Convivência, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

A Sesap encaminhou nota técnica aos municípios com todas as orientações para execução da campanha. Cada gestão municipal deverá elaborar suas próprias estratégias, considerando o perfil populacional e áreas de risco, priorizando locais com menor adesão e espaços estratégicos para vacinação.

Embora a campanha seja voltada para crianças e adolescentes, também serão ofertadas doses para adultos, como a vacina contra o sarampo, destinada a pessoas de 12 meses a 59 anos, devido ao risco de reintrodução da doença no Brasil.

Além disso, jovens de 15 a 19 anos poderão atualizar a vacinação contra o HPV, que protege contra tipos de câncer no colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço. A cobertura da vacina aumentou no país, passando de 78,42% para 82,83% entre meninas e de 45,46% para 67,26% entre meninos entre 2022 e 2024, segundo o Ministério da Saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS