BUSCAR
BUSCAR
Mundo
Russos planejam versão melancólica do Instagram após proibição do aplicativo no país
'Poste fotos tristes de si mesmo, fique triste com seus amigos', diz o site do Grustnogram, que pode ser traduzido como 'Tristegram'
R7
30/03/2022 | 16:55

Uma alternativa melancólica e em preto e branco ao Instagram que pede aos usuários que postem fotos tristes de si mesmos poderá ser lançada na Rússia nesta semana, disseram seus criadores.

A ideia é que a nova rede social sirva para expressar tristeza pela perda de serviços populares, como a plataforma de compartilhamento de fotos dos Estados Unidos.

A Rússia restringiu o acesso ao Instagram a partir de 14 de março e, posteriormente, considerou seu proprietário, Meta Platforms, culpado de “atividades extremistas”, conforme Moscou luta para controlar o fluxo de informações no país depois que enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro.

O Instagram disse que a decisão de bloqueá-lo afetaria 80 milhões de usuários na Rússia. Embora as pessoas às vezes ainda possam acessar a plataforma de compartilhamento de fotos usando uma rede privada virtual (VPN), alternativas domésticas começaram a aparecer, sendo a mais recente o Grustnogram, ou “Tristegram”, em tradução literal.

“Poste fotos tristes de si mesmo, mostre isso a seus amigos tristes, fiquem tristes juntos”, dizia uma mensagem no site da plataforma.

Em vez do botão “curtir” em forma de coração do Instagram, o Grustnogram oferece um coração partido e a opção de “estar triste”.

“Estamos muito tristes que muitos serviços populares e de alta qualidade estão parando seu trabalho na Rússia por várias razões”, disse Alexander Tokarev, um dos fundadores do serviço, ao Afisha Daily. “Criamos o Grustnogram para lamentarmos isso juntos e apoiarmos uns aos outros.”

Tokarev disse que quatro pessoas, incluindo dois programadores autônomos, estão por trás do projeto, e sua expectativa é que o aplicativo apareça no Google Play até o fim desta semana e, mais tarde, na App Store.

Rossgram, uma imitação do Instagram em nome, design e esquema de cores, estava programado para ser lançado nesta semana, mas seus fundadores só conseguiram publicar um vídeo de um protótipo horas após o horário previsto.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.