BUSCAR
BUSCAR
Rodrigo Ferreira
RN voltará a ter público nos estádios a partir deste domingo
Confira a coluna de Rodrigo Ferreira desta quinta-feira 23
Rodrigo Ferreira
23/09/2021 | 08:48

Depois de muita insistência por parte de clubes e Federações estaduais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu nota técnica autorizando a volta do público aos estádios nos jogos da Série D, desde que sejam respeitadas as medidas sanitárias vigentes em cada um dos Estados que ainda tenham representantes no certame. No caso do RN, a notícia foi extremamente festejada por ABC e América, que seguem vivos na disputa. O Alvirrubro será o primeiro beneficiado, tendo inclusive iniciado ontem (22) a venda de ingressos para o jogo de domingo (26) contra o Moto Club-MA. Os valores variam de R$ 200 (inteira premium) a R$ 50 (meia leste). Foram colocados 6 mil bilhetes à disposição.

Limitação
Pelo decreto em vigência do Governo, o América poderá, neste domingo, disponibilizar até 30% da ocupação da Arena das Dunas (pouco mais de 9 mil). Além disso, o clube terá de se responsabilizar por fornecer o acesso à praça apenas a pessoas que já tenham completado o esquema vacinal (duas doses). Quem tomou só uma não pode entrar, a menos que não esteja com a D2 em atraso.

Testagem
Muitos torcedores me perguntaram sobre se a testagem para Covid-19 será exigida no acesso aos estádios. Pelo que consta no decreto do Governo, não. A única exigência é exatamente a do esquema vacinal completo. Se tiver tomado as duas doses, fica apto a entrar. Caso contrário, mesmo que apresente um teste negativo para Covid, o torcedor não terá autorização para acessar a praça.

Angústia
Se do lado do América a festa está sendo feita por causa da liberação da CBF, no ABC o sentimento é de angústia. Isso porque a nota emitida pela Confederação diz que o “equilíbrio técnico” precisa ser respeitado em confrontos mata-mata. Ou seja, para ter torcida na volta, terá de ter tido também na ida. Ocorre que o Piauí, de onde vem o adversário do ABC, ainda não liberou a presença do público nos estádios.

Forçação
Se daqui para amanhã (24) o Governo do Piauí não publicar decreto autorizando o retorno do público nas praças esportivas estaduais, o 4 de Julho ficará impedido de convocar seu torcedor para o jogo. E sendo assim, o ABC também fica com a limitação, uma vez que precisará cumprir a recomendação de igualdade de direitos exigida pela CBF na nota publicada.

Consciência
Com o sinal verde da CBF e o caminho aberto no RN, nos resta agora torcer para que as pessoas que vão aos estádios potiguares neste primeiro momento respeitem as recomendações do decreto. Que não façam o que fizeram os mineiros recentemente em Belo Horizonte. Se o decreto fala para usar máscara, use. Se exige distanciamento, cumpra. Só assim teremos um retorno seguro.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.