BUSCAR
BUSCAR
8 de março
RN: vasta programação marca Dia Internacional da Mulher
Comemorado internacionalmente, 8 de março é marcado pela luta por direitos civis
Redação
08/03/2022 | 09:27

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta terça-feira 8. É o marco histórico das lutas feministas pela garantia dos seus direitos civis e contra as opressões e violências de gênero.

Para marcar a data, a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, lança a partir das 10h desta terça-feira 8, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão – sede do Executivo Municipal-, dados de uma pesquisa sobre a Lei Maria da Penha e a rede de acolhimento à mulher vítima de violência, além de uma campanha sobre as ações desenvolvidas para este público na cidade.

Também tem programação na Biblioteca Câmara Cascudo, Teatro Alberto Maranhão e Pinacoteca. Na Câmara Cascudo, a partir das 18h , o evento “Mulheres da Aldir e o Dia Internacional da Mulher” com o lançamento coletivo que reunirá 67 autoras contempladas pela Lei Aldir Blanc. Também está programado um recital e show com a cantora Dani Cruz, e homenagem Fátima Bezerra, única mulher governadora do Brasil.

O Teatro Alberto Maranhão será palco do evento “Mulheres, solta a tua voz”, aberto ao público, às 18h, com distribuições de ingresso no local, apresentando os shows de “Volte e Pegue”, de Clara Pinheiro e “Cores do Nosso Samba”, de Valéria Oliveira e convidadas. E a Pinacoteca do Estado abrigará a exposição Coletânea Dez Mulheres Potiguares, sob produção da Casa do Cordel, às 16h, com entrada gratuita.

Já nesta segunda-feira 7, a governadora Fátima Bezerra (PT) homenageou 12 personalidades com o diploma Capitã PM Marina Régia Galhardo Rocha Leôncio. A honraria é prestada a servidoras públicas militares e mulheres da sociedade civil que tenham demonstrado dedicação e trabalho em prol da segurança pública cidadã. “Fiz questão de vir aqui pelo simbolismo desta solenidade. O dia 8 de março representa a luta das mulheres em todo o mundo, hoje temos ciência da importância de avançarmos na luta em defesa da mulher, de continuarmos sem dar tréguas, por mais dignidade, respeito e não violência”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Passado

Uma das mulheres de maior destaque na história brasileira nasceu no mesmo dia em que se celebraria, anos depois, o Dia Internacional da Mulher. Trata-se de Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida por Maria Bonita. Uma personagem que representa força e independência ao ter trocado uma vida tradicional pelos anos no cangaço. Se estivesse viva, a precursora feminina desse movimento completaria 110 anos em 2021.

Também fazem parte desta história nacional, as potiguares Celina Guimarães e Alzira Soriano, que recentemente foram destaques na reportagem da jornalista Juliana Faddul para a CNN. Tanto a primeira eleitora brasileira (a professora Celina Guimarães votou pela primeira em 1927), como a primeira política eleita (a prefeita de Lajes, Alzira Soriano, que assumiu o cargo em 1929) são naturais do Rio Grande do Norte.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.