BUSCAR
BUSCAR
Investimento
Com demanda crescente, RN recebe investimentos e terá nova fábrica de cerâmicas
Presente em outros estados, Grupo Fragnani escolhe RN para sediar nova produção no Centro Industrial Avançado de Macaíba (CIA)
Redação
18/12/2021 | 09:55

A governadora Fátima Bezerra discutiu na tarde desta quinta-feira 16 sobre a instalação de uma fábrica do Grupo Fragnani Cerâmicas no estado. O grupo, com fábricas presentes nos estados de São Paulo e Bahia, chega ao Rio Grande do Norte com objetivo de se aproximar ainda mais da região Nordeste e atender uma crescente demanda de produtos cerâmicos.

A empresa será a 20ª instalada no Centro Industrial Avançado de Macaíba, após o trabalho de revitalização da área e aplicação de incentivos fiscais para empresas, concretizado na atual gestão. “O Proedi tem se revelado instrumento atrativo para a promoção do desenvolvimento econômico do nosso estado. É com muito prazer que dou boas-vindas ao Grupo Fragnani, que vai contribuir ainda mais com crescimento do RN, principalmente na geração de emprego”, disse a governadora Fátima Bezerra, que completou: “o RN é líder na produção energética nacional e assume protagonismo na diversificação das matrizes energéticas, o que torna o estado ainda mais atrativo para empresas.”

Para o diretor superintendente do Grupo Fragnani, Fernando Cardoso, a chegada ao Rio Grande do Norte também pode incluir um futuro projeto inovador ligado a energias renováveis. “Temos objetivo de trazer ainda mais inovação, com um sistema de produção diferenciada a seco do porcelanato, utilizando o sistema de placas solares, o que pode reduzir o custo do produto. Vamos colocar em prática na Bahia e o objetivo é levar para o Rio Grande do Norte em grande escala”, explicou.

Também participaram da reunião pelo Grupo Fragnani, o diretor comercial Durval Cardoso; o assessor jurídico, Daniel Maia; o gerente executivo, Emerson Boava. Acompanharam a governadora: a secretária adjunta Socorro Batista (GAC); o procurador geral Luiz Antônio Marinho; Jaime Calado e Silvio Torquato (secretário e secretário adjunto da SEDEC), Leon Aguiar (diretor do Idema), Neil Armstrong (Set), Flaubert Torquato (chefe de gabinete da Seplan).

O Grupo Fragnani possui três indústrias cerâmicas: Tecnogres e Incenor, instaladas em Dias d’Ávila, na Bahia, e a empresa sede Incefra, localizada em Cordeirópolis, em São Paulo. Além da Mineradora Água Branca, que foi criada para suprir a demanda de matéria prima da Incefra. As marcas desenvolvem produtos com formatos mais adequados ao mercado, maior velocidade de aplicação, melhor estética de assentamento e menores perdas. É considerado o 8º maior produtor de revestimentos cerâmicos do mundo, segundo dados divulgados em outubro de 2020 pela revista Ceramic World Review.

Ao todo, 67 novas empresas foram cadastradas desde a criação do novo Programa. Criado em 2019 na gestão da governadora, professora Fátima Bezerra, o Proedi visa desenvolver a atividade industrial no Rio Grande do Norte. Assim como outros incentivos criados ou modernizados pelo Estado, o Programa tem como uma de suas metas a interiorização do desenvolvimento econômico, fomentando o crescimento industrial nas 10 regiões do estado. A redução na carga tributária permite às empresas beneficiárias a realização de novos investimentos, favorecendo o aumento na produtividade e a expansão de mercado.

O Centro Industrial Avançado (CIA) localizado no município de Macaíba, compõe atualmente, juntamente com Distrito Industrial de Natal (DIN), o Programa de Áreas Industriais, ambos com características de infraestrutura similares e de fácil acesso às grandes rodovias. O Centro Industrial Avançado (CIA) de Macaíba é do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e estava parado há alguns anos, sem movimentação e, a atual gestão quando assumiu, determinou como meta fazer com que o CIA voltasse ao seu funcionamento total.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.