Entre janeiro e agosto de 2024, o Rio Grande do Norte registrou 1.387 crimes de trânsito, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O estado apresentou um aumento de 8,11% no número de ações relacionadas a esses crimes entre 2022 e 2023.
No Brasil, o levantamento revelou que, em média, 480 novas ações por dia foram registradas devido a crimes de trânsito, totalizando 116.597 processos durante o período de janeiro a agosto.
Com o crescimento dos casos, o número de novos processos judiciais diários subiu para 489 em 2023, com 178.512 ações iniciadas ao longo do ano.
Apesar do aumento no índice, o Rio Grande do Norte não está entre os estados com o maiores números de casos registrados. O Rio Grande do Sul apresenta o maior número, com 21.345 novos casos.
Leia também: Detran/RN inicia operação itinerante de exames práticos de habilitação em 32 municípios
Infrações de trânsito mais comuns
De acordo com o advogado criminalista, João Valença, os crimes que mais resultam em processos judiciais são:
- Homicídio culposo na direção de veículo automotor
- Lesão corporal culposa na direção de veículo automotor
- Omissão de socorro
- Fuga do local de acidente
- Conduzir veículo automotor sob influência de álcool ou substância psicoativa
- Racha
- Dirigir sem permissão ou habilitação.
“As penas variam entre multas e suspensão ou cassação da habilitação, detenção, e pena de reclusão de até 10 anos nos casos que resultem em morte, lesão corporal por racha, ou em caso de fuga do local, omissão de socorro, e condução do veículo sem portar habilitação”, explicou o advogado.