19/01/2021 | 14:06
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), prorrogou nesta terça-feira 19 o estado de calamidade pública em decorrência da crise sanitária da Covid-19. Dessa forma, estão mantidas as medidas adotadas para prevenção ao contágio do novo coronavírus em todo o território potiguar. Conforme balanço epidemiológico das últimas 24 horas, 130.973 pessoas foram infectadas no estado desde o início da pandemia e 3.188 potiguares morreram.
Segundo a portaria de prorrogação do estado de calamidade, publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira 19, a medida é importante para a promoção e defesa da saúde pública — estruturado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação ocorreu no mesmo dia em que ocorreu o ato simbólico para início da vacinação contra a doença entre os potiguares.
De acordo com o governo estadual, a prorrogação vai durar por mais 90 dias. A situação considera o aumento exponencial ocorrido e a continuidade dos casos do Covid-19 no Brasil e principalmente no Estado do Rio Grande do Norte.
Segundo o documento, a medida permite adoção de respostas céleres para evitar a proliferação da Covid-19 e de ações para mitigar o rápido crescimento da quantidade de infectados no Rio Grande do Norte.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), foram mais 395 casos confirmados da Covid-19 nesta terça-feira 19, totalizando 130.973.
Com relação aos óbitos, Rio Grande do Norte somou 09 casos a mais em relação a última segunda-feira 18. Com isso, o total subiu para 3.188. Os óbitos em investigação são 538.