BUSCAR
BUSCAR
Educação
RN: Matrículas para o Ensino Integral e Profissional começam dia 21
SEEC prepara-se para uma um importante ciclo de renovações e entrada de novos estudantes
Redação
13/12/2023 | 14:24

A rede estadual de educação se prepara para dar continuidade ao ciclo de matrículas para o ano letivo de 2024. As solicitações de matrículas podem ser feitas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, a partir da próxima semana, para o Ensino Médio em tempo integral e para o Ensino Profissional.

Todo esse processo é informatizado pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), disponível em www.sigeduc.rn.gov.br, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), os pais ou responsáveis que não tem acesso à internet podem procurar a escola mais próxima para fazer a solicitação de matrícula.

Para os estudantes que estão cursando o ensino regular, o ensino profissional e o integral, e desejam continuar nas respectivas modalidades, as matrículas são renovadas pelas próprias escolas. Já para novos estudantes na rede estadual, as matrículas só começam em 15 de fevereiro de 2024.

Ensino Médio em Tempo Integral

Os estudantes que já são da rede estadual, mas buscam uma educação mais abrangente e integrada, podem se inscrever para o Ensino Médio Integral, essas matrículas devem ser feitas, entre os dias 21 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024.

O ensino em tempo integral desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional e pessoal dos estudantes. Ao estender o tempo dedicado à aprendizagem, os alunos têm a oportunidade de se envolver mais profundamente em diversas disciplinas, participar de atividades extracurriculares e desenvolverem seus projetos de vida.

A divulgação de vagas para o Ensino Médio Integral vai ser feita em três chamadas distintas, à medida que as vagas não forem preenchidas totalmente: 26 de janeiro de 2024 (1ª Chamada), se todas as vagas não forem preenchidas, será feita a 2ª chamada em 2 de fevereiro de 2024, e a 3ª chamada, em 9 de fevereiro, se ainda houver vagas. Para aqueles estudantes que buscam transferências entre escolas da rede estadual, as vagas concedidas serão divulgadas em 7 de Fevereiro de 2024.

Para auxiliar pais e estudantes durante o processo de matrícula, as unidades de ensino, as diretorias regionais de educação e os profissionais que atuam no processo de matrícula no órgão central da SEEC estarão disponíveis para tirar dúvidas.

“É fundamental que todos efetuem suas matrículas, assegurando a inclusão de todos na escola. Após essa fase, procederemos com a distribuição de turmas, a designação de professores e deixaremos a rede estadual pronta para o reinício das atividades escolares”, explica a secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista.

Até outubro de 2024, qualquer estudante pode fazer solicitação de matrícula pelo sistema www.sigeduc.rn.gov.br para o ano em vigência na data da matrícula. Basta procurar a unidade de ensino mais próxima. Após a solicitação de matrícula, o pai ou responsável deverá comparecer à escola em até três dias úteis para entregar os documentos necessários.

Educação Profissional

O período de matrículas, que começa no próximo dia 21 de dezembro, também atende a oferta para os cursos técnicos oferecidos pelas Escolas e Centros da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Para garantir sua vaga em uma das 72 instituições de ensino distribuídas em todas as regiões do RN, é fundamental consultar os períodos e prazos disponíveis no SIGEduc.

Atualmente, a rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do RN oferece 17 cursos técnicos integrados, todos alinhados com as demandas do mundo do trabalho. Dentre as opções disponíveis, destacam-se Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Manutenção e Suporte em Informática, Edificações, Sistemas de Energia Renovável, Agroecologia, Nutrição e Dietética, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Mineração, Alimentos, Redes de Computadores, Vestuário, Logística, e Planejamento e Controle de Produção.

Ao matricular-se em um desses cursos técnicos, os estudantes recebem uma formação integrada, voltada não apenas para a excelência acadêmica, mas também para a inserção efetiva no mundo do trabalho. A abordagem na Rede Estadual da EPT/RN visa à verticalização dos estudos, proporcionando aos alunos uma visão abrangente e alinhada com as exigências do mercado.

Vale ressaltar que os resultados obtidos pela Rede Estadual da EPT/RN são notáveis, evidenciados pelos melhores índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) tiveram sua matrícula garantida no último mês, sendo a primeira etapa do calendário de matrículas.

Ensino Médio Integral – Solicitação de Vagas
De 21 de dezembro de 2023 até 15 de janeiro de 2024: Período para solicitação de vagas para novos estudantes do ensino médio integral.

Ensino Médio Integral – Divulgação das Vagas Concedidas
26 de Janeiro de 2024 (1ª Chamada)
2 de Fevereiro de 2024 (2ª Chamada)
9 de Fevereiro de 2024 (3ª Chamada):

Transferência – Divulgação das Vagas Concedidas
Dia 7 de Fevereiro de 2024

Novos Estudantes – Solicitação de Vagas
De 15 de fevereiro de 2024 até 10 de outubro de 2024

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.